Carlos Humberto Caseiro

A longa e duradoura gestão de Carlos Humberto Caseiro foi inicialmente marcada pela primeira ação de comunicação impressa da história do SETCESP.

Ao assumir, em 1942, o presidente viu a necessidade de divulgar os feitos e as bandeiras da entidade e, em março de 1943, firmou parceria com o periódico “O Volante” para obter um espaço e viabilizar tal divulgação.

Caseiro foi o presidente dos tempos de guerra, época lembrada com pesar pelos contemporâneos e marcada pelas grandes crises em todo o mundo. O combustível era
racionado (os transportadores eram obrigados a adaptar seus veículos ao gasogênio – grelha de carvão vegetal aceso ligada a dois cilindros), as comunicações eram complicadas, os caminhões sofriam a restrição de somente poder realizar viagens de até 150 quilômetros. Mas foi em meio a estes tempos difíceis que o SETCESP conseguiu unir seus associados em torno dos objetivos comuns. A guerra contra os desmandos da ferrovia também esteve presente na gestão do presidente Carlos Humberto Caseiro. Luta esta vencida pelos transportadores que conseguiram acabar com os privilégios do transporte ferroviário.


voltar