Aristóteles de Carvalho Rocha

Carinhosamente conhecido em todo o setor como “Rochinha”, assumiu o sindicato em uma fase um tanto conturbada do ponto de vista tarifário, cabendo a ele, ao lado de Orlando Monteiro, realizar uma verdadeira cruzada tarifária pelo Brasil.

O inimigo do setor, nessa época, era a invasão das empresas de capital estrangeiro, que realizavam suas operações com práticas de dumping generalizadas. O setor uniu-se, então, em torno do objetivo de combater esta invasão. O trabalho de Aristóteles Rocha à frente do SETCESP é reconhecido historicamente como a era do surgimento das principais lideranças empresariais, em atividade até os dias de hoje.

O TRC era o responsável pela circulação de mais de 80% de todas as riquezas brasileiras e já respondia pela geração de mais de três milhões de empregos, sendo responsável pelo sustento de mais de 12 milhões de brasileiros. Rochinha soube atrair para a entidade os mais atuantes e mais importantes empresários do setor e, em sua gestão, o SETCESP criou serviços para os associados, como, por exemplo, a Consultoria Jurídica.


voltar