Compartilhe
10 de Junho de 2014 – 01h30 horas / Valor Econômico

SANTOS (SP)  –  A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) lançará nos próximos dias uma licitação para dragar parte do canal de navegação do porto de Santos (SP), apurou o Valor com exclusividade. A concorrência será no modelo pregão, por isso o orçamento-base da obra não será revelado.


A dragagem será para manter a profundidade de quase 15 metros em três trechos do canal (2, 3 e 4), num total de 13 quilômetros, e das respectivas bacias de evolução.


O contrato será válido por seis meses com cláusula de rescisão. Será uma espécie de obra “tampão” até ser homologado o vencedor da concorrência internacional para dragar todo o porto (canal, bacias e berços de atracação), a cargo da Secretaria de Portos (SEP).


As propostas da licitação da SEP serão abertas no dia 27, mas a expectativa da Codesp é que as obras dessa grande dragagem só comecem no segundo semestre. A estatal quer evitar, assim, que o porto perca profundidade até lá e tenha o calado operacional novamente reduzido devido a assoreamentos.


“Com isso, a profundidade do porto está garantida”, disse o presidente da Codesp, Angelino Caputo.


Atualmente a Codesp realiza uma dragagem emergencial no trecho 1 do canal (a entrada do porto para as embarcações), assoreado devido a constantes ressacas. A meta é recuperar a profundidade de quase 15 metros possibilitando um calado operacional dos navios de 13,2 metros em condições normais – e mais um metro na maré cheia.


A diferença entre profundidade e calado se dá por segurança da navegação. A folga é chamada de “pé de piloto”.


Cais da Copa


Neste sábado chegou a Santos o transatlântico MSC Divina, que foi fretado por mexicanos para a Copa do Mundo. O navio fará escalas em portos de cidades onde a seleção mexicana jogará, servindo de hospedagem para os turistas.


A embarcação inaugurou o chamado Cais da Copa em Santos, a maior obra portuária do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Orçado em R$ 287,2 milhões, o empreendimento remodelou o cais de Outeirinhos que, fora da temporada de cruzeiros, será usado também para a atracação de navios de carga.


A reforma, que começou em agosto de 2012, inclui construção e adequação do cais, totalizando 1.283 metros. Neste sábado foram inaugurados os primeiros 512 metros de extensão. Outros 719 metros serão entregues em maio de 2015 e o restante, uma pequena sobra localizada em frente ao terminal de passageiros, ainda não tem data.


O Cais da Copa tem profundidade de 13 metros e, quando totalmente pronto, permitirá que até seis navios de passageiros atraquem em sequência, melhorando a logística de transatlânticos no porto.


voltar