Crescimento sustentável
Compartilhe
15/02/2019 – 17:50 / SETCESP

A primeira edição de 2019 do CONET&Intersindical – Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado aconteceu em João Pessoa/PB. Realizado todos os anos pela NTC&Logística, o evento reúne empresários, executivos, líderes e representantes do TRC para discutir sobre as principais pautas do TRC.

Seguindo a apuração semestral de índices de variação de fretes do setor, a pesquisa realizada pelo DECOPE/NTC no mês de janeiro/19 aponta para uma defasagem média de 13,0%, sendo de 9,6% nas operações com transporte de cargas fracionadas e de 15,5% nas com cargas lotações.

Outro dado que continua preocupando, é a falta do recebimento dos demais componentes tarifários, tais como frete-valor e GRIS. E, ainda, que muitos usuários não remuneram adequadamente o transportador com relação a outros custos e serviços adicionais não contemplados nas tarifas normais. Como, por exemplo: a cobrança da EMEX para o estado do Rio de Janeiro, a TRT para as regiões que possuem restrição a circulação de caminhões, os serviços de paletização e guarda/permanência de mercadorias, o uso de escoltas e planos de gerenciamento de riscos customizados, o uso de veículos dedicados, entre outros.

Vale lembrar que com o esperado crescimento da economia, previsto para esse ano, as demandas crescem e por isso o alerta continua sobre a preservação da saúde financeira das empresas e a recomposição da defasagem, por isso é muito importante que contratantes e transportadores encontrem o equilíbrio em suas relações comerciais para assim manter a regularidade das operações.

 


voltar