Compartilhe
08 de Dezembro de 2017 – 01h50 horas / Luiz Marins

Uma das coisas mais importantes que eu aprendi fazendo trabalhos com times esportivos, tanto de futebol, como basquete e vôlei, é que a coisa mais importante para um bom jogador é saber passar a bola.
Mas não basta saber passar a bola, é claro. É preciso passar a bola na hora certa, para o jogador certo, da forma certa e melhor colocado.

 

Tudo deve ser feito para que o time marque o gol, faça o ponto, vire o jogo!  Segurar demais a bola não dá certo. Passar na “fogueira” como se diz, também não vale. Assim, saber quando, para quem e como passar a bola é fundamental para o sucesso de um time.

 

Vamos relembrar que time é diferente de equipe, de grupo, de bando. Time sou eu ter a capacidade de passar a bola para um companheiro que esteja melhor colocado que eu para que o “time” marque o gol, faça o ponto e não “eu” faça tudo sozinho.

 

Passar a bola exige muitas habilidades além de passar a bola. Exige que eu conheça meus companheiros de time e saiba suas habilidades. Exige que eu tenha uma visão global, sistêmica do jogo. Exige que eu abra mão da fama momentânea de ser artilheiro para o time todo ganhe.

 

Exige que eu tenha uma participação muito ativa no jogo para não perder nenhuma oportunidade de passar a bola. E mais que tudo, passar a bola exige que eu seja humilde para reconhecer que o outro está melhor colocado.

 

Neste tempo de Natal, é hora de aprendermos a passar a bola, de cooperar, de fazer parte do time, de deixar nosso “ego” de lado para que nosso time vença, nossa empresa cresça. É hora de aprendermos a jogar juntos, a marcar juntos, a acreditar e torcer juntos.

 

Aproveite o espírito de Natal para se engajar de vez; para colaborar mais; para ser mais humilde e companheiro. Neste Natal, comemore como um time, celebre as vitórias e treine ainda mais a passar a bola.

 

Pense nisso. Sucesso!


voltar