Empresários debatem soluções para combater o alto custo em transporte e logística
Compartilhe
30 de Junho de 2017 – 04h35 horas / Portal NTC

Mesmo com a capacidade de gerar enorme riqueza para o país, o segmento de transporte e logística não recebe o retorno na mesma proporção.  A comprovação disso, dá-se no elevado custo logístico e na intensa preocupação dos empresários com a insegurança e roubo de cargas. Os temas estiveram presentes no último dia da TranspoSul, que apesar de toda incerteza no cenário econômico, trouxe números positivos em negócios. A feira ocorreu de terça-feira (27/06) até quinta-feira (29/06), no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre (RS). Mais de treze mil pessoas participaram do evento e conheceram as novidades do setor trazidas pelos 52 expositores.

– Mesmo diante das dificuldades, conseguimos fazer uma grande feira. Quero agradecer aos expositores que acreditaram no evento. Somos uma vitrine de negócios e celebramos o atingimento da meta de R$ 130 milhões em negócios – destacou o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística do Rio Grande do Sul (SETCERGS), Afrânio Kieling.

Encontrar soluções e inovações que ajudem a diminuir os problemas acarretados pelo roubo de cargas é um desafio constante. O ex-secretário de Segurança no Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, lembrou que muitas empresas sofrem diante da insegurança, mesmo tendo que arcar com custos pesados em segurança privada. 

 

– O cenário não vai mudar se não pensarmos na origem de toda essa violência. Temos um contexto histórico que não nos favorece e os modelos estão ultrapassados. O caso do Rio de Janeiro precisa ter um entendimento amplo, para que a situação da capital carioca não se repita em outras cidades brasileiras – afirmou.

Uma estratégia para enfrentar o problema é assumir os riscos e investir em planejamento de ações. Segundo o administrador de Empresas, com MBA em Direccion de Seguridad en Empresas pela Universidade de Comillas (Espanha), especialista em Gestão de Riscos Estratégicos e Segurança, Gustavo Caleffi, é preciso fugir do sistema de segurança reativo.

– Um desafio dos empresários é não deixar com que a sensação de segurança, devido aos dispositivos de segurança instalados e preparados, baixe a guarda dos funcionários, pois esses momentos normalmente dão a condição para o ataque – disse. Quem também falou sobre o assunto foi o deputado Jair Bolsonaro, que apresentou a palestra “O Transporte de Cargas e a Política econômica do Brasil”.

Uma das atrações do evento foi o Pit Stop Logístico, onde os visitantes puderam conhecer detalhes da operação logística no carregamento de mercadorias com as expositoras Makena e Tedesco. As empilhadeiras e paleteiras Yale, líderes de vendas no RS e há sete anos eleita referência em transporte e logística pelo SETCERGS, foram usadas para simulações ao público no deslocamento de cargas. O destaque foi o modelo GO50VX com capacidade de 2,5 toneladas e equipada com kit GLP.

Outros temas do transporte e logística estiveram em pauta durante o Congresso. O engenheiro civil e doutor em Engenharia com ênfase em Sistemas de Transportes, Rafael Rocco discorreu sobre as transformações que os caminhões passaram ao longo dos anos. As questões legais no transporte e desembaraço aduaneiro de mercadorias e suas controvérsias foram debatidas por Maxsoel Bastos de Freitas, Walter Veppo e o mediador Rodrigo Bueno Prestes. O doutor em Gestão do Conhecimento e Inovação, Fondazione Bruno Kessler, FBK, Itália, Eduardo Giugliani relatou como trabalhar desenvolvendo inovações. O fundador e CEO do Freteiro, Francisco Cardoso, trouxe para os empresários do setor uma visão sobre as perspectivas de futuro do segmento. O tema do coordenador do curso de Negócios Internacional da PUCRS, Adroaldo Lazzarotto foi as gerações X, Y e Z no mercado.

Ao final do evento, foi feito o anúncio de que a edição de 2018 será realizada na cidade de Bento Gonçalves (RS).


voltar