Compartilhe
19 de Julho de 2016 – 04h17 horas / Agência IN

A expectativa dos empresários da indústria melhorou pelo segundo mês seguido, revelou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo a Sondagem Industrial, o Índice de Expectativa de Demanda, que mede se os empresários esperam que a demanda aumente nos próximos seis meses, atingiu 52,9 pontos. Índices acima de 50 pontos indicam otimismo.

 

Em relação ao Índice de Expectativa de Exportação, que mede se os empresários acreditam no aumento das exportações, oscilou de 52,5 pontos em junho para 51,8 pontos em julho. Em relação aos industriais que acreditam que vão comprar mais matérias-primas nos próximos seis meses, o indicador somou 50,8 pontos neste mês, acima da barreira de 50 pontos pela primeira vez desde outubro de 2014.

 

O índice de expectativa de emprego ficou em 46,4 pontos em julho. Desde abril de 2014, o indicador está abaixo de 50 pontos, mas o índice atingiu o melhor nível desde janeiro de 2015, quando tinha registrado 46,7 pontos.

 

De acordo com a CNI, o levantamento indica que os empresários começaram a ficar otimistas em relação ao segundo semestre, apesar da atividade industrial ainda fraca. A intenção de investimento, como compra de máquinas e equipamentos, continua baixa, com 41,4 pontos.

 

Um dos fatores de desestímulo ao investimento é a utilização da capacidade instalada (UCI), que permanece em níveis baixos. A UCI chegou a 64%, mesmo nível pelo terceiro mês seguido. Em julho do ano passado, o índice estava em 66%. Com capacidade ociosa, os empresários não precisam reforçar o maquinário para aumentar a produção.

 

A pesquisa ouviu 2.589 empresas e foi realizada entre 1º e 13 de julho em todo o país. Desse total, 1.054 são pequenas indústrias, 946, médias e 589, grandes.


voltar