Compartilhe
24 de Novembro de 2016 – 05h47 horas / Valor Econômico

Quatro ministros do governo Michel Temer participaram nesta quarta-feira (23) em Madri de uma ofensiva para atrair investimentos espanhóis em infraestrutura no Brasil.


O presidente da Apex-Brasil, agência nacional de promoção de comércio exterior e investimentos estrangeiros, Roberto Jaguaribe, disse na abertura do evento que o Brasil conta com parceiros estrangeiros para aumentar os investimentos em infraestrutura, que atualmente estão na faixa de 2% do Produto Interno Bruto (PIB), quando o país necessita 3,5% do PIB.


Jaguaribe afirmou que o Brasil terá um “crescimento importante”, de mais de 1%, em 2017, e tentou passar uma visão otimista das perspectivas econômicas, embora tenha reconhecido que “o momento é delicado”. Esta semana, o Ministério da Fazenda reduziu a estimativa para o avanço do PIB do ano que vem de 1,6% para 1%.


O embaixador do Brasil na Espanha, Antonio Simões, afirmou que o governo espera uma “terceira onda” de investimentos espanhóis no Brasil. As levas anteriores foram nos anos de 1990, com as privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso, e no período 2008-2014. A Espanha é o segundo maior investidor no Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos.


A secretária de Comércio da Espanha, María Luisa Poncela, disse no evento, que reúne 150 executivos e empresários, que o governo brasileiro está empenhado em melhorar os pontos que as empresas espanholas solicitam para participar das licitações.  Destacou, entre essas reivindicações, a eliminação de entraves burocráticos.


O governo promete há semanas a publicação da MP das Concessões, com novas regras para a concessão de serviços públicos ao setor privado, que já ficou conhecida como “MP da semana que vem”.


Wellington Moreira Franco, ministro responsável pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI),  Maurício Quintella, ministro dos Transportes, e Fernando Coelho, ministro de Minas e Energia, participam do seminário, que será encerrado pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra.


voltar