Implementação das TAGs nos veículos de cargas
Compartilhe
17 de Agosto de 2017 – 03h20 horas / FETCESP

Por determinação da portaria nº 147/17 da Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas da ANTT, foi iniciado o cronograma da operacionalização da identificação eletrônica dos veículos de cargas (TAG) cadastrados no RNTRC.

 

A portaria da ANTT, informou que a operacionalização da identificação eletrônica é voluntária, e a partir de setembro, conforme a região, será obrigatória. Entretanto o FETCESP se mostrou contra o calendário de implementação das TAGs nos veículos de cargas e a delegação da agência para a realização dos serviços de fornecimento, instalação e vinculação do dispositivo.

 

Após uma reunião realizada dia 16/08, na sede da ANTT, com a presença da NTC&Logística, FETCESP, Fetranscarga e demais entidades representativas de autônomos e cooperativas, os participanetes mostraram a preocupação do setor com o calendário de operacionalização de identificação ao superintendente da Suroc e com a delegação pela agência às Amaps (Administradoras de Meios de Pagamento para Arrecadação de Pedágio e das Fornecedoras de Vale Pedágio).

 

As discussões resultaram num pleito das federações junto a ANTT para que o fornecimento, instalação e vinculação do dispositivo seja estendida as entidades de representação sindical do TRC que já fazem o cadastro das empresas no RNTRC e para que também prestem os serviços de vinculação e instalação das TAGs.

 

Em razão disso, a ANTT deverá se pronunciar sobre este entendimento até o final de agosto.


voltar