Compartilhe
14 de Dezembro de 2018 – 16h15 horas / Luiz Marins

Meu conselho é que você, ao participar de uma confraternização de sua empresa pare e pense bem o que irá fazer e como irá se comportar, pois já vi de tudo nessas confraternizações.

 

Quando digo que já vi de tudo, é isso mesmo! Já vi confraternizações maravilhosas, alegres, participativas, onde a palavra CONFRATERNIZAR honrou sua origem do latim – “comemorar, estar com irmãos”. Mas também já vi confraternizações que terminaram em pancadaria e horrores que não dá nem para descrever.

 

Assim, é preciso que a empresa pare e pense seriamente em como fazer uma confraternização que valha a pena. E é preciso que os colaboradores todos parem e pensem em como irão se comportar.

 

É bom lembrar que estamos vivendo tempos complexos onde, feliz ou infelizmente, o “politicamente correto” faz com que as pessoas tenham que se comportar com menos espontaneidade e liberdade. Brincadeiras, comentários, comportamentos que antes eram tolerados e até esperados numa confraternização, hoje podem gerar B.O. (Boletim de Ocorrência) em delegacias de polícia como já vi acontecer.

 

Assim, conheço muitas empresas que, com pesar, tiveram que proibir o tradicional “amigo secreto”. Numa das empresas que presto consultoria, um dos colaboradores foi alvo de brincadeiras secretas e denunciou ao Ministério Público-com sérias consequências para todas as partes.

 

Numa outra empresa, durante uma confraternização, um dos gerentes se embriagou e fez um discurso que gerou a demissão de oito pessoas, inclusive a dele, é claro.

 

Numa terceira empresa um grupo de colaboradores resolveu, de surpresa, fazer uma passeata LGBT e a polícia teve que ser chamada para conter a pancadaria.

 

E se querem saber outra que presenciei, foi numa confraternização, num clube à beira da piscina, quando um diretor (dos menos populares) foi jogado n’água com roupa e tudo e quase se afogou…. Não preciso contar as consequências!

 

Qual será a solução?

 

As confraternizações são necessárias e importantes para manter e aumentar o espírito de um time, portanto não creio que devamos acabar com as confraternizações, como muitas empresas têm decidido fazer. Mas acredito que tenhamos que pensar e planejar muito bem o que fazer, como fazer, quando fazer e onde fazer.

 

Pense nisso. Sucesso!


voltar