Compartilhe
28 de Abril de 2017 – 10h08 horas / Luiz Marins

Um dos mais interessantes livros recentemente publicados é o de Carol S. Dweck, com o título no Brasil de “Mindset – A nova psicologia do sucesso” – publicado pela Editora Objetiva, 2017 – 328 páginas. Carol S. Dweck é professora de Psicologia na Universidade de Stanford, uma das principais universidades americanas, especialmente por suas pesquisas na área da psicologia. No livro, a autora relata, com base em longos anos de investigação, o enorme poder e a influência do “mindset” (a atitude mental com que enfrentamos a vida) para o nosso sucesso pessoal e profissional.

 

Dweck argumenta que existem dois tipos de atitudes mentais — uma “fixa” e outra “progressiva” e só uma leva ao sucesso: a progressiva. Os que têm a atitude fixa acreditam que o talento e a capacidade de uma pessoa são imutáveis e, portanto, não se alteram ao longo da vida. “Eu sou assim” ou “não tenho talento para música ou desenho” são frases típicas de uma pessoa com uma atitude mental fixa. Este é o caminho para a estagnação e para a desmotivação. Por outro lado, afirma ela, há pessoas que têm uma atitude mental progressiva (de crescimento) e que acreditam que o talento pode ser desenvolvido com dedicação, esforço, tempo, domínio da vontade e persistência. Essas pessoas estão sempre aprendendo, em busca de novos conhecimentos e desafios. Elas “se empurram para frente” e se auto desafiam. Esse é o caminho do sucesso.

 

O importante é que o livro ensina como detectar qual o tipo de atitude mental que possuímos e mostra, de forma muito prática e simples, como é possível desenvolver uma atitude mental progressiva em qualquer fase ou idade na vida, fazendo crescer em nós a autoestima, a motivação, a capacidade de concentração, gerando resiliência e paixão por desafios e por aprender coisas novas – a base das grandes realizações humanas em todas as áreas. Vale a pena ler.

 

Pense nisso. Sucesso!


voltar