Petrobras Distribuidora promove ofensiva contra o uso irregular de sua marca em postos revendedores
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12/02/2019 – 16:20 / Petrobras

Líder   no   mercado   brasileiro   de   distribuição   de combustíveis e lubrificantes, a Petrobras Distribuidora iniciou nova ofensiva contra postos de serviços que utilizam irregularmente sua marca e identidade e prejudicam tanto o  consumidor  quanto  a  revenda  idônea.  As medidas, suportadas pela área jurídica da BR,  incluem o bloqueio de vendas aos postos  em  situação  irregular  e  o  ajuizamento de ações para agilizar a retirada  dos  elementos  de  imagem  que  compõem  a  identidade visual da Petrobras  Distribuidora. 

O uso indevido da marca Petrobras também pode envolver crimes contra as relações de consumo e de concorrência desleal. Como resultado, mais de 800 postos serão atingidos, permitindo que a companhia direcione esforços em atender cada vez melhor seus revendedores e consumidores.  O impacto no volume de vendas da rede de postos será de aproximadamente 1%.

A  BR  já comunicou essa iniciativa aos postos com sua bandeira, numa carta enviada  pelo  diretor  executivo  da  Rede  de  Postos  e  Varejo, Marcelo Bragança:  “Estamos  seguros  que  estas  medidas  beneficiarão  os  nossos parceiros  revendedores  que  atuam  de  forma ética e dentro das regras do setor,  além  de  representar uma atuação em favor do consumidor, pois tais irregularidades  induzem  os  clientes  ao erro, ocultando a procedência do combustível  e  não  entregando os serviços comumente agregados à bandeira, como  nosso  padrão  de  atendimento  e  o programa de fidelidade Petrobras Premmia”.   Esse   posicionamento  reforça  a  convicção  da  BR  quanto  à importância  da fidelidade à bandeira, que garante a qualidade dos produtos e serviços oferecidos na sua rede.

Na  mesma  mensagem,  a empresa colocou à disposição da revenda a equipe de assessores  comerciais  e  a  Ouvidoria  ( www.br.com.br/ouvidoria ) para o recebimento de denúncias sobre irregularidades.

Ações  –   A  Petrobras  Distribuidora  já  moveu  cerca  de  135 processos judiciais,  em  todo o país, contra postos de serviço que “clonam” a imagem de sua rede, obtendo uma taxa de êxito na casa dos 90%.

Adicionalmente,  a BR tem estreitado o relacionamento com as autoridades de fiscalização e de defesa do consumidor no combate a essas fraudes, bem como endossa  as iniciativas do Movimento Combustível Legal, da Plural, e outras importantes entidades, como ETCO, IBP, Anfavea e OAB.

Liderança  –  Após  essas  ações,  a  BR  conta com mais de 7.600 postos de serviço  com  sua bandeira, atuando também com as franquias de conveniência BR  Mania  e  Lubrax+.  A  lista  atualizada  dos postos Petrobras pode ser encontrada em: http://www.br.com.br/pc/rede-de-postos-petrobras/busca

No  mercado  B2B,  o  portfólio da BR inclui aproximadamente 14 mil grandes clientes,   em  segmentos  como  aviação,  asfaltos,  transporte,  produtos químicos, supply house e energia.


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