Compartilhe
11 de Janeiro de 2019 – 14h59 horas / Luiz Marins

Começo de ano é tempo de planejamento.

 

Se você não planejar, não terá o sucesso que este ano tem tudo para dar.

 

Você jamais pensaria em construir uma casa sem um projeto, sem um orçamento, seu um bom profissional. O tempo e a energia que gastaria seriam puro desperdício. Você sabe disso.

 

Da mesma forma, você não empreende uma viagem sem saber exatamente onde irá, como irá, com quem irá, e quanto poderá gastar.

 

Da mesma forma é o planejamento de sua empresa ou organização. Começar um ano sem planejamento, sem foco claramente defino, sem um uma análise das oportunidades, de seus pontos fortes e fracos é quase uma aventura arriscada que não vale a pena sob nenhum argumento.

 

Mas não se esqueça de fazer um planejamento que seja executável, simples, eficaz, sem itens desnecessários, sem firulas que só servem para encher o tempo e folhas e mais folhas de papel

 

Defina claramente a visão que vocês têm da empresa, do departamento. Analise o mercado e sua concorrência. Liste seus pontos fortes e frágeis.

 

Depois defina claramente o foco, isto é, onde vocês dispenderão de 70 a 80% de sua energia – recursos, tempo, dedicação, etc. – pois o que mata uma empresa não é a falta de missão, mas de foco, quando cada departamento puxa para um lado e a empresa não sai do lugar.

 

Depois defina as ações – todas com responsáveis e prazos – isto é, quem vai fazer o quê para levar a empresa a cumprir o que foi planejado e quando cada ação será completada.

 

Lembre-se sem planejamento do foco você e sua empresa poderão perder as grandes oportunidades que este novo ano oferecerá.

 

Não corra esse risco de agir sem planejar, pois seus concorrentes planejarão.

 

Pense nisso. Sucesso!


voltar