São Paulo registra queda de 6% no número de mortes no trânsito nos primeiros 7 meses do ano
Compartilhe
24 de Agosto de 2016 – 05h04 horas / Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

O Estado de São Paulo registrou queda no número de óbitos 6% no acumulado do ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga – SP). Foram 198 óbitos a menos, nos sete primeiros meses de 2016, apesar de identificado um aumento de 7% em julho na comparação ao mesmo mês do ano passado.

 

Com relação aos acidentes com vítimas, houve uma diminuição de 23% nas ocorrências de janeiro a julho deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, demonstrando índices positivos. Em relação ao número de acidentes com vítimas, houve uma redução de 14% se comparado julho deste ano com o mesmo mês de 2015.

 

Em relação ao período de maior incidência de acidentes, é possível destacar o fim de semana (sexta-feira à noite até domingo) como o mais perigoso nas estradas e vias. Esse é o principal fator que explica o aumento de mortes em julho desse ano quando comparado com o mesmo mês de 2015. Em 2016, o mês de julho teve cinco finais de semana, contra quatro de 2015.

 

Lançado em fevereiro, o relatório INFOSIGA SP traz informações mensais sobre óbitos e acidentes com vítimas em consequência de ocorrências no trânsito. A publicação refere-se sempre ao mês anterior, com dados de acidentes no Estado de São Paulo, incluindo seus 645 municípios, que ficam disponíveis através do site www.infosiga.sp.gov.br.

 

O documento apresenta dados do gênero, faixa etária, perfil da vítima e tipos de acidentes. Do total de óbitos de acidentes de trânsito ocorridos em julho de 2016, por exemplo, 80% eram pessoas do sexo masculino, 27% eram jovens de 18 a 29 anos e 39% foram provocados por colisões e 25% por atropelamentos. Os dados deste mês apontam que 29% das vítimas eram motociclistas e outros 29% estavam em automóveis.

 

Para mais informações sobre a metodologia do INFOSIGA SP, acesse: http://www.infosiga.sp.gov.br/relatorios/Nota%20tecnica_Infosiga-SP_finalfinal.pdf

 

Convênio com os Municípios

 

Em fevereiro de 2016, O Governador assinou convênios com 15 municípios – Amparo, Atibaia, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Itanhaém, Jacareí, Piedade, Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Roque e Sorocaba. No total, estão sendo investidos R$ 10,5 milhões de recursos do Estado para investimentos em iniciativas voltadas para fiscalização, sinalização e educação para o trânsito.

 

Os municípios foram escolhidos combinados os critérios de faixa populacional, taxa de óbitos por 100 mil habitantes e média superior a 15 óbitos por ano.

 

Nestes municípios, estão sendo realizadas visitas de diagnóstico e construídos planos de ação para antecipar situações e realizar melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização. Um dos exemplos é a formação de um Comitê de Segurança de Trânsito em cada município. O comitê será composto por representantes dos órgãos e setores com atuações relacionadas ao tema (Polícias Militar e Civil; Setores de Engenharia de Tráfego, Educação e Fiscalização no Trânsito; Unidades de Saúde/Hospitais; SAMU; Corpo de Bombeiros; DETRAN; Concessionárias/DER) com o objetivo de realizar análises e levantamentos de possíveis causas e soluções para a redução de acidentes e óbitos nos municípios.

 

Sobre o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

 

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito foi lançado em agosto de 2015. É um programa que tem como principal objetivo reduzir pela metade as vítimas fatais no trânsito no Estado até 2020. É um programa inspirado na “Década de Ação pela Segurança Viária” estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020.

 

O comitê gestor é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais oito Secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão – por meio do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-SP, responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no estado.

 

Para que a meta de redução de 50% no número de vítimas fatais em decorrência de acidentes de trânsito seja alcançada, o governo vem intensificando esforços em atividades voltadas a educação no trânsito, segurança das vias e veículos, além de gestão nas respostas para acidentes.

 

As empresas engajadas são Abraciclo, Ambev, Arteris, Banco Itaú, Fenaseg, Optas-Fadel, Porto Seguro, Raízen e Grupo Ultra. Dentre algumas ações de destaque pode-se mencionar os projetos Moto Check Up, da Abraciclo, que visa mostrar a importância da manutenção preventiva da moto e verificar a frota local por meio de blitze educacionais sobre a forma correta e segura de conduzir a motocicleta, além da iniciativa Implantação Central Monitoramento, que objetiva reduzir significativamente o número de acidentes, investindo em tecnologia (telemetria), treinamento, gestão e itens de segurança nos caminhões da empresa.


voltar