Compartilhe
08 de Dezembro de 2017 – 01h52 horas / SETCESP

Na última semana o presidente do SETCESP, Tayguara Helou, foi o palestrante da reunião da diretoria de tecnologia da informação da entidade que aconteceu em conjunto com a COMJOVEM SP. No encontro, Tayguara falou sobre um tema muito importante para o setor de transporte rodoviário de cargas e que vem sendo abordado com frequência durante a atual gestão do SETCESP que é a Tecnologia, Inovação e Disrupção no TRC.

 

Agregar tecnologia e inovação é uma constante não só para o TRC, mas para qualquer setor, inclusive as Viagens Técnicas que o SETCESP promove há anos vem para contribuir nesse sentido proporcionando conhecimento de cases de sucesso do exterior que também podem ser implementados no TRC brasileiro. A criação do Laboratório SETCESP de Inovação também veio como ferramenta para proporcionar as transportadores a oportunidade de ter um setor de inovação a sua disposição e de também testar produtos que estão disponíveis para modernizar o mercado sem custo algum.

 

A disrupção no setor, que também foi o tema do Workshop da COMJOVEM de 2016, reforça a importância das empresas do TRC começarem a utilizar ideias disruptivas como principal diferencial competitivo, de modo a gerar insights e estimular clientes a criarem novas oportunidades de negócios. Por isso, é importante que os empresários se conscientizem sobre esse conceito e que comparem isso com as possibilidades de inovação no transporte rodoviário de cargas. 

 

Sistemas de roteirização inteligentes, antecipação de ocorrências de roubos e acidentes no trajeto, caminhão elétrico, caminhão autônomo, impressora 3D, cruzamento de dados de sensores, radares, câmeras e GPS são algumas das diversas ferramentas que estão sendo inseridas no setor e que podem ajudar aos empresários a repensarem seus processos com o compromisso com uma gestão mais eficiente, criando novas formas rentáveis, sociais e ambientalmente sustentáveis visando se manter no mercado e agregar cada vez mais valor as suas atividades.


voltar