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19 de Janeiro de 2018 – 04h59 horas / SETCESP

O abastecimento urbano é realizado essencialmente pelo Transporte Rodoviário de Cargas, que movimenta toda a economia nacional transportando mais de 60% de toda a carga que transita no país e entrega diariamente itens extremamente importantes para a população, que vão desde alimentos, medicamentos e itens de vestuário até os maquinários que produzem tudo isso.

 

O SETCESP acredita na logística de carga como aliada da mobilidade urbana e defende a utilização do VUC – Veículo Urbano de Carga no abastecimento nos grandes centros urbanos, já que ele é o caminhão especialmente projetado para circular nas cidades. O VUC com 7,20m, medida padrão na cidade de São Paulo, tem a capacidade de transportar 3,5 toneladas de cargas, já um veículo utilitário com 4,3m carrega apenas 0,65 toneladas, ou seja, um VUC sozinho tem a capacidade de transportar o mesmo que 5 veículos utilitários.

 

De acordo com a CET, São Paulo possui mais 6.500 VUCs cadastrados e conforme a Pesquisa Origem-Destino da mesma Companhia, eles representam 7,2% da frota de veículos utilizadas na movimentação de produtos dentro da Região Metropolitana de São Paulo, tanto na expedição como no recebimento. Este número é muito inferior à participação de caminhonetes e veículos utilitários que representam cerca de 34%.

 

Vale ressaltar que só em 2007 houve um aumento de 37% no licenciamento de caminhonetes, ano que as restrições aos caminhões (inclui o VUC) começaram a vigorar. Além disso, a quantidade desse tipo de veículo tem um crescimento muito grande anualmente, enquanto o número de caminhões e VUC estão estagnados, devido às restrições impostas para circulação destes.

 

Utilizar o VUC significa menos trânsito para todos nós e maior produtividade para as transportadoras, já que é através do transporte rodoviário de cargas que as residências, hospitais, escolas, supermercados e restaurantes são abastecidos todos os dias.

 

Por isso, o SETCESP, tem essa como uma de suas principais bandeiras e trabalha intensamente por meio do seu presidente, Tayguara Helou e da diretoria da entidade para efetivar propostas para a padronização do VUC com 7,20m na RMSP e pela liberação do mesmo na região sem qualquer tipo restrição. Só assim o TRC e o abastecimento da sociedade entrarão em sintonia e para o desenvolvimento do país.


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