ABCR divulga relatório anual com principais números, entregas e projetos do setor

A Melhores Rodovias do Brasil – ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias) divulga, nesta quarta-feira (17/4), a revista ABCR em movimento, documento que reúne as principais entregas, inovações e números do setor de concessão de rodovias no ano de 2023. Um dos pontos de destaque no relatório é o recorde histórico de investimento de R$ 12 bilhões (capex) pelas concessionárias de rodovias em 2023, e a expectativa que o setor de concessão dobre seu tamanho nos próximos cinco anos.

O relatório consolida, ainda, iniciativas e ações nos segmentos governança, regulatório, legislativo, imagem setorial, planejamento, tecnologia e segurança viária. “Os eventos destacados na nossa revista traduzem uma pequena amostra dos pontos altos do ano. Tanto sob o ponto de vista quantitativo, quanto qualitativo, os acontecimentos observados em 2023 sinalizam avanços e aguçam um sentimento de otimismo e entusiasmo sobre os rumos que as concessões de rodovias estão tomando”, destaca o diretor-presidente da ABCR, Marco Aurélio Barcelos.

O documento completo está disponível clicando aqui. Confira, abaixo, alguns destaques do setor no ano de 2023, presentes no Relatório.

Governança e compliance

O setor atingiu uma maturidade no último ano em relação às ações de compliance e governança, com um destaque especial para o lançamento de um projeto em parceria com o Pacto Global da ONU. A Rede de Integridade é uma iniciativa que visa consolidar uma cadeia de entidades representativas para promover a cultura da ética e da integridade no setor. A ABCR também aderiu ao Call-to-action, iniciativa para que os governos movam esforços para combater a corrupção dentro das organizações.

Regulatório

A ABCR tem desempenhado intenso papel propositivo no cenário jurídico e regulatório do país. Durante o ano de 2023, a ABCR concentrou esforços para lidar com desafios como a variação extraordinária de preços de insumos de obras em rodovias decorrente da Covid-19 e da Guerra Rússia-Ucrânia, assim como a variação extraordinária do volume de tráfego nas rodovias também decorrente da pandemia, entre outros temas.

Imagem setorial

Com foco em trazer mais transparência ao setor, seguiu-se com o Plano de Comunicação, baseado no tripé visibilidade, reconhecimento e influência, com alguns avanços importantes a mencionar. Também foi um marco o evento Rodovias do Futuro, promovido em parceria com a ANTT e Artesp, que reuniu cerca de 1.900 participantes. Outro destaque da frente de imagem setorial foi a criação do Fórum Diversidade e Inclusão ABCR, em março de 2023, com a proposta de aprimorar as práticas do setor com plano de trabalho, compartilhamento de iniciativas e reuniões mensais.

Planejamento

O Planejamento Estratégico 2021-2023/2030 da ABCR concluiu seu primeiro triênio em dezembro de 2023, marcando um período de importantes avanços e conquistas para a Associação e o setor de concessão de rodovias. Com base em entrevistas com atores relevantes do Poder Público, concessionárias e outras entidades do ecossistema, e na avaliação das metas e diretrizes planejadas, o balanço desse ciclo destacou o papel fundamental da ABCR como representante legítima das concessionárias, sua habilidade em promover a comunicação eficaz e parcerias sólidas, além de seu compromisso com a governança corporativa e práticas de compliance.

Inovações

Em 2023, registraram-se importantes avanços na modernização da operação das rodovias concedidas, que impulsionarão a eficiência e a segurança nos trechos. Uma delas foi a implantação do primeiro sistema de livre passagem do Brasil, conhecido como free-flow, no trecho administrado pela CCR RioSP. Também teve início a pesagem de veículos em movimento, em trecho sob gestão da Ecovias do Cerrado. As duas tecnologias tornam o tráfego mais fluido e agilizam o pagamento e pesagem dos veículos, que nestes casos são feitas sem a necessidade de parada do motorista.

Preservar a vida

Segurança viária é um tema ativo e constante nas ações das concessionárias de rodovias. Uma das ações destacadas no Relatório é o Movimento Afaste-se, que busca conscientizar e orientar os motoristas a se afastarem quando virem uma equipe de trabalho ou atendimento médico e mecânico na rodovia. O movimento é capitaneado pela CCR e teve adesão da Arteris e Ecorodovias.