IBC-Br: prévia do PIB sobe 0,40% em fevereiro, em quarta alta consecutiva
Compartilhe

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado a prévia do PIB do Brasil, registrou alta de 0,40% em fevereiro na comparação com janeiro. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 17, pelo Banco Central.

Essa quarta alta consecutiva do indicador. O índice veio em linha com a expectativa do mercado financeiro. 
Com os dados divulgados hoje, o IBC-Br acumula crescimento de 2,95% no ano e de 2,34% em 12 meses. Na média móvel do trimestre encerrado em fevereiro, o indicador subiu 1,23% e teve alta de 2,59% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
De janeiro para fevereiro, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 148,08 pontos para 148,67 pontos na série dessazonalizada. O resultado é o melhor para um mês desde abril de 2023, quando o IBC-Br marcou 149,09 pontos. 
 

O que é o IBC-Br?

Conhecido como uma espécie de “prévia do BC” para o PIB, o IBC-Br serve mais precisamente como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

Publicado desde março de 2010, o IBC-Br tem o objetivo, segundo o BC, de mensurar a evolução da atividade econômica do país e “contribuir para a elaboração de estratégia de política monetária”. Na prática, o índice serve como parâmetro os membros do Comitê de Política Monetária (Copom) para avaliarem o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses e como a Selic afeta a dinâmica de crescimento. O próprio BC afirma que por se tratar de indicador de atividade, a taxa de crescimento do IBC-Br é frequentemente comparada à do PIB. Embora a comparação seja natural, a autoridade monetária afirma que há diferenças conceituais, metodológicas e mesmo de frequência de apuração dos dois.


voltar