SETCESP conclui processo de implementação da LGPD
Compartilhe

O SETCESP adotou por completo todas as mediadas para se manter em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Desde que entrou em vigor a Lei 13.709, o sindicato buscou adotar as diretrizes estabelecidas, considerando a importância, não apenas, de adequar-se, como também, de difundir o que está previsto na legislação para as empresas do setor.

“Fizemos todo o processo de implementação, inserindo na cultura do sindicato a política de privacidade e proteção de dados”, contou a coordenadora jurídica da entidade, Caroline Duarte. 

Ela conta que a legislação demandou a conscientização de todos sobre a importância dos dados das pessoas e os seus reflexos nos direitos, e afirma que a entidade teve em vista ser exemplo para as demais empresas do setor.

O processo durou 18 meses aproximadamente e incluiu medidas como: análise do fluxo de dados, estudo de base legal para cada departamento e a autorização para compartilhamento de dados dos participantes das atividades da entidade, como os eventos. 

Além disso, foram instalados alguns softwares de segurança e feita análise dos contratos com prestadores de serviços. 

Avançando nas etapas de implementação, também foi criado um Comitê de Privacidade de Dados no SETCESP e depois nomeado um DPO (Data Protection Officer), um profissional responsável por garantir que o sindicato seguirá as diretrizes da Lei.

“Agora, nosso atendimento e sistemas estão adaptados”, diz Caroline. O processo de implementação de conformidade da LGPD foi feito em conjunto com o escritório De Natale Advogados e a BDR Consulting.

Todos os funcionários do SETCESP foram envolvidos e participaram de treinamentos. Especificamente, o Comitê da LGPD na entidade, formado por 10 pessoas, se empenhou ativamente no projeto. E para finalizar, no dia 11 de abril houve a entrega da certificação da LGPD ao SETCESP.


voltar