10 cursos gratuitos essenciais para não perder dinheiro no transporte
Compartilhe
05 de Outubro de 2017 – 03h02 horas / SEST SENAT

Os custos que incidem sobre o serviço de transporte são muitos: combustível, manutenção, pedágio, seguros, tributos, despesas administrativas, entre outros. Para que os gastos não sejam maiores do que o rendimento, é fundamental saber fixar o preço do serviço de transporte e gerir, da melhor forma possível, os recursos.

 

O SEST SENAT, por meio da plataforma de educação a distância, oferece cursos gratuitos que abordam esses temas. Empreendedores e trabalhadores autônomos do transporte podem aprender conceitos e técnicas que auxiliam a precificar o serviço, entender melhor os custos e gerir a empresa e a frota. Esses conhecimentos são cruciais para garantir lucros e a sustentabilidade do negócio.

 

As capacitações também podem apoiar o desenvolvimento profissional de trabalhadores de empresas do setor que atuam na área administrativa. O aluno acessa o material pela internet e define o próprio ritmo de estudos. Ao final, após responder as avaliações, recebe um certificado de conclusão.

 

A seguir, veja 10 cursos para aprimorar a gestão financeira e saber mais sobre precificação dos serviços de transporte:

 

1) Precificação no Transporte Rodoviário de Cargas

O curso tem como objetivo qualificar trabalhadores de transporte e logística no que diz respeito às estratégias que podem auxiliar as empresas e os profissionais autônomos na formação de preços.

 

2) Custos Operacionais do Transporte de Cargas

O mundo dos negócios é bastante dinâmico em virtude da economia e de tendências que impactam diretamente o setor de transporte. Com essas características, o curso é voltado para todos os profissionais do setor de transporte com o intuito de estruturar e analisar os custos operacionais do transporte de cargas no dia a dia das empresas.

 

3) Gestão do Transporte e da Frota

O curso é voltado para gestores e motoristas e aborda a administração da frota e do tráfego de empresas de transporte de cargas e os fatores fundamentais para o dimensionamento de uma frota de veículos nas empresas.

 

4) Administração do Frete

Administrar o frete requer conhecimento e organização para que esse serviço seja prestado com qualidade e eficiência. Por isso, esse curso, direcionado aos trabalhadores do transporte, visa conceituar a importância da administração desse serviço com metodologias de definição de preços e custos gerados.

 

5) Cálculo do Frete

Administrar os gastos do caminhão e calcular os custos de uma viagem para o frete são habilidades fundamentais que gestores e profissionais autônomos devem saber para cobrir custos da viagem. O curso mostra como a organização financeira pode garantir um bom preço para o cliente e a sustentabilidade do negócio por meio de conceitos e definições importantes sobre cálculos e custos.

 

6) Administração Financeira

Esse curso tem por objetivo aprofundar conhecimentos relacionados ao planejamento financeiro, fundamental para qualquer tipo de empresa, bem como definir técnicas para a definição de preço de venda, fluxo de caixa e demonstrativos financeiros a fim de auxiliar as organizações a alcançarem suas metas.

 

7) Custo e Nível de Serviço

Esse curso é direcionado para os trabalhadores de logística e transporte. Ele aborda os conceitos essenciais de custo de produção e custos logísticos, estratégias para a formação de preços, nível de serviço logístico, além de abordar a construção de indicadores e sistemas de avaliação de desempenho por indicadores.

 

8) Introdução à Gestão Financeira

O curso capacita os trabalhadores do transporte e as demais áreas com conceitos básicos relacionados a matemática, dívidas, custos e lucros, bem como demonstrações e indicadores financeiros.

 

9) Introdução às Rotinas Financeiras de uma Empresa de Transporte

O curso é voltado para todos os trabalhadores de empresas do setor de transporte e logística. Tem como objetivo apresentar, de forma sucinta, a evolução dos negócios e discutir sobre as funções relacionadas às áreas de Administração Geral, Contábil, Tesouraria e Controladoria.

 

10) Introdução às Rotinas Administrativas de uma Empresa de Transporte

As rotinas administrativas são as atividades do dia a dia das empresas. Elas são fundamentais para o bom andamento dos processos organizacionais. Assim, esse curso tem a finalidade de capacitar trabalhadores do setor de logística e de transporte às rotinas administrativas e de serviços gerais.
A EaD SEST SENAT tem mais de 200 cursos a distância, todos gratuitos, em diferentes áreas. Conheça o portfólio e matricule-se.

 

Acesse: ead.sestsenat.org.br


voltar