Compartilhe
03 de Dezembro de 2014 – 05h21 horas / Via Trolebus

No primeiro semestre de 2015 a prefeitura de São Paulo promete lançar a rede de ônibus noturna. Serão atendidas cerca de 800 mil por mês, o que representa uma acréscimo de cerca de 30% dos usuários habituais que já utilizam os ônibus noturnos.

 

Com a medida, a SPTrans espera que aumente o movimento da cidade entre a meia noite e as 4h40 da manhã. A necessidade surgiu após parte da população pedir que as linhas de metrô funcionassem por 24 horas, em comparação com outras redes metroviárias. Porém, não é possível estender o horário dos trens por conta de manutenção programada no sistema, que garante a operação das 5 linhas. Em outras redes, como em Nova York, os trens podem percorrer trechos por ramais paralelos.

 

A SPTrans estima que 500 ônibus divididos em 140 linhas façam parte desta rede com intervalos que vão de 15 minutos nas linhas estruturais, geralmente as que trafegam em grandes avenidas, e de 30 minutos nas ligações dos bairros. Atualmente algumas linhas noturnas possuem intervalos com mais de 1 hora.

 

A prefeitura promete ainda um reforço na iluminação em pontos considerados perigosos para dar mais segurança aos passageiros. Os ônibus que farão parte da rede deverão ser sinalizados.

 

Para garantir a pontualidade dos coletivos, a SPTrans deve remunerar as empresas por veículos em operação, e não por passageiros transportados.


voltar