Compartilhe
30 de Novembro de 2017 – 12h59 horas / BgmRodotec

No último mês de julho, os empresários do setor de transporte foram surpreendidos com a notícia de que o governo subirá a alíquota de PIS/COFINS sobre o diesel. Segundo a Confederação Nacional de Transporte (CNT), a decisão terá grandes impactos na atividade, principalmente, para aqueles que atuam no transporte de cargas, onde a previsão de aumentar até 2,5% o valor do frete.

 

O combustível continua representando uma fatia importante nos custos gerais do negócio e deve ser tratado com muito cuidado. Afinal, repassar diretamente o reajuste para os clientes pode tornar caro o frete. Neste artigo separamos algumas dicas para economizar com o abastecimento da sua frota e ainda reduzir os custos por meio de pequenas mudanças nos processos internos. Confira!

 

1. Envolva a sua equipe

A peça principal na economia de combustível é o motorista. Por isso, oriente sua equipe para atitudes que causam não só um maior consumo, como também maior desgaste das peças. Evitar freadas bruscas, desligar o veículo durante um congestionamento, não usar ar condicionado quando não for tão necessário ou até a utilização de rotas alternativas para fugir de possíveis engarrafamentos estão entre as medidas que devem ser adotadas. Já existem ferramentas no mercado que permitem que o gestor faça a avaliação de seu time.

 

2. Verifique o peso da carga

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza fiscalização constante, mas não é raro encontrar caminhões rodando nas estradas brasileiras com peso acima do suportado. Alguns pensam que estão economizando tanto na cubagem quanto com o tempo. Porém, esse tipo de prática põe em risco o caminhão, o condutor e a própria carga, sem contar que eleva muito o custo com o abastecimento.

 

3. Estude os preços dos postos

É normal que entre um estabelecimento e outro haja uma diferenciação no preço. Inclusive, existem aplicativos que podem ajudar na busca de um valor mais em conta e até postos que realizam parceria com empresas, oferecendo um preço diferenciado.

 

4. Fique de olho nos pneus

Pneus com pressão abaixo do limite indicado pelo fabricante pode elevar o gasto em até 4% com combustível. A calibragem correta ainda prolonga o tempo de vida útil dos pneus, ou seja, economiza duas vezes.

 

5. Invista em roteirização

Economia também é planejamento, por isso na hora que um frete for fechado é essencial traçar uma rota de viagem, com a finalidade de evitar caminhos ineficientes, que forcem o motorista andar um percurso maior do que o necessário para realizar as entregas. No caso específico de carga, é importante a criação de banco de dados atualizado com frequência, com indicativos das rotas mais seguras e com melhores condições de trânsito.

*BgmRodotec é uma empresa de tecnologia especializada em soluções para transporte de cargas e passageiros. https://bgmrodotec.com.br/


voltar