A evolução do Programa Transporte Consciente
Compartilhe
20 de Janeiro de 2017 – 04h43 horas / COMJOVEM Campinas e Região Metropolitana

O Programa Transporte Consciente – Zero Acidentes e Zero Fatalidades (PTC) nasceu a partir de um “desafio” lançado por um palestrante durante um evento no SINDICAMP em março de 2012, sobre acidentes de trânsito. O palestrante J. Pedro, responsável por um programa de segurança no trânsito de uma montadora, desafiou o sindicato a elaborar e pôr em prática um programa de segurança para as empresas transportadoras de cargas, pedido ao qual o presidente da entidade à época, sr. Carlos Panzan, atendeu prontamente, designando a importante tarefa à COMJOVEM. 


O PTC vem sendo desenvolvido há 4 anos pela COMJOVEM Campinas, e tem como objetivo a redução e por fim o índice zero de acidentes nas empresas participantes do programa, através da coleta de dados junto às empresas participantes, com o intuito de obter informações que possam direcionar ações preventivas e/ou corretivas que reflitam na quantidade e na qualidade dos acidentes de trânsito envolvendo veículos de cargas. 


Com o auxílio de consultores, representantes das empresas e da COMJOVEM, foi criado o escopo do programa, com um amplo levantamento estatístico das 20 empresas do programa-piloto. Foram obtidos dados sobre a predominância nas empresas dos tipos de carga transportados, tipos e quantidade de veículos, quantidade de motoristas e outros detalhamentos que serviram como base para o início do desenvolvimento dos trabalhos em relação à prevenção, inicialmente. 


Foram desenvolvidos procedimentos de incremento a ações seguras, com o intuito de reduzir e depois eliminar os acidentes nas empresas. A consultoria do PTC passou então a fazer visitas periódicas nas empresas, demonstrando a importância dos atos preventivos não apenas para evitar os acidentes, mas também para reduzir e eliminar todos os gastos decorrentes de um acidente de trânsito envolvendo um veículo de carga. Posteriormente, em abril de 2013, foi realizado no SINDICAMP um simpósio sobre acidentes de trânsito e seus reflexos econômicos e jurídicos, com grande participação das empresas associadas – a partir desse evento, o PTC passou a ter mais visibilidade e maior adesão das transportadoras, que podem participar gratuitamente, com grande apoio da diretoria do sindicato nas ações promovidas pelo programa. 


Desde então, as ações educativas junto aos transportadores foram crescendo, com eventos realizados tanto no sindicato quanto no parceiro SEST/SENAT: palestras para os empresários, gestores e gerentes, treinamentos para os motoristas, ações educativas junto a motoristas e estudantes, participação junto à EMDEC (empresa responsável pelo controle do trânsito em Campinas) dos eventos anuais da Semana do Trânsito no município, até finalmente chegarmos ao patamar atual. A EMDEC é uma grande parceira do PTC, e reconhece o programa como uma importante ferramenta para a redução de acidentes na região metropolitana de Campinas. 


Nesse período de quatro anos, o número de empresas participantes do programa saltou de 20 para 32 (dados até julho/2016). Desde o início do programa, foram monitorados mais de 800 milhões de km rodados, com valor acumulado de acidentes de 1.160, ZERO fatalidades e uma frota atual de 3.018 veículos. O fator acidentário, que consiste na quantidade de acidentes por milhão de km rodados, passou de 2,1 em setembro/2012 para 1,4 em julho/2016 (redução de 33%). Em 2016, também foi obtido o registro do PTC, que agora possui marca registrada, e desde abril deste ano, vem sendo monitorado também o montante dos danos materiais envolvidos em acidentes com veículos de carga. 


O PTC, programa pioneiro e permanente em segurança viária no ramo do transporte rodoviário de cargas e desde o início administrado pela COMJOVEM,  está em fase de negociações finais em relação a alguns patrocínios e parcerias, buscando ampliar ainda mais o alcance junto às empresas associadas ao SINDICAMP, através de benefícios para as empresas no que se refere à economia em apólices de seguro, e com maior divulgação do programa, com o incremento da plataforma virtual para obtenção dos dados mensais em tempo real. Buscamos também uma extensão do programa em nível nacional, e que o mesmo seja autossustentável, pagando os seus custos, gerando cada vez mais dados úteis na elaboração das políticas de segurança viária e conscientizando cada vez mais transportadores sobre a importância do investimento em prevenção de acidentes.


O PTC busca ainda maior alcance de suas ações, demonstrando a preocupação dos transportadores com a segurança viária, o que beneficia a todos. As ações educativas continuarão junto às empresas e à sociedade, para que todos tenham consciência da importância de suas ações para um trânsito melhor e mais seguro. 


Daniella Mori Kujiraoka e Walter Antonio Darri
Fênix Transportes / A Jacto Transportes


voltar