A partir de 16 de março, gasolina passará a ter 27% de etanol
Compartilhe
05 de Março de 2015 – 05h03 horas / CNT

O governo federal decidiu elevar a quantidade de etanol anidro, que é misturado à gasolina, dos atuais 25% para 27%. A medida passará a valer no dia 16 de março. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (4), pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.

Conforme Braga, a medida está de acordo com a política energética do Brasil, “que prevê o estímulo à participação de fontes renováveis de energia e ainda contribui para melhorar a competitividade do setor do etanol”.

Segundo a pasta, estudos realizados pela Petrobras, solicitados pelo MME (Ministério de Minas e Energia), apontaram que não há problemas técnicos decorrentes da utilização de gasolina com adição maior de álcool.

Com relação ao abastecimento do mercado, o Ministério afirma que há estoques de etanol anidro suficientes para a alteração da mistura sem riscos ao abastecimento do mercado interno.

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) emitiram comunicado junto ao governo em que manifestaram concordância com a alteração da mistura. Deve ser preservada a gasolina Premium (de alta octanagem), com o teor de 25% de etanol anidro.

Com informações do MME


voltar