Compartilhe
03 de Outubro de 2014 – 05h26 horas / A Tribuna

A Ponte Pênsil, em São Vicente, só será reaberta após a temporada de verão: as obras do acesso terminarão em março de 2015. O novo prazo foi informado pelo secretário estadual de Logística e Transporte, Clodoaldo Pelissioni, na inauguração do anel viário de Cubatão, nesta quarta-feira (1º).

A causa da nova prorrogação (a conclusão do serviço já foi adiada outras quatro vezes) é a necessidade de correções nas bases dos cabos de aço da ponte. “Na hora de fazer a reforma, tivemos um imprevisto: os blocos de concretos de sustentação da ponte estavam rachados. Tivemos que fazer um aditivo modificativo da obra que precisará ser estendida”, explica Pelissioni.

Será a segunda temporada de verão (época em que aumenta o tráfego em toda a região) que a ponte permanecerá fechada ao fluxo de veículos.

A última data anunciada pelo Estado para o fim das obras (iniciadas no dia 9 de julho de 2013) foi dezembro de 2014 – ou seja, sete meses após a primeira previsão, em maio passado. Depois disso, a tão esperada reabertura foi anunciada para junho e, na sequência, para agosto.

“Todo nosso esforço foi para entregar no prazo. Porém, agimos com o cuidado para que a reforma seja feita com 100% de garantias de engenharia e que não tenha problema”, diz o secretário.

Transtorno

Com a ponte fechada, a única ligação entre São Vicente e Praia Grande é a Rodovia dos Imigrantes, que tem trechos em obras.

A ponte, tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Artístico Nacional (Condephaat), é o acesso mais fácil para mais de 12 mil moradores dos bairros Japuí e Prainha.

“Pela primeira vez em 100 anos, fazemos uma completa reforma. Tudo será trocado: dos cabos de aço às peças de madeiras de assoalho”, garante Pelissioni. O equipamento completou seu primeiro centenário no último 21 de maio.

No prazo

A Secretaria de Estado de Logística e Transportes garante que a construção dos viadutos no trecho vicentino da Imigrantes seguirá o cronograma. “A eliminação dos semáforos da via será em janeiro de 2016”, cita Pelissioni.

Hoje, um dos equipamentos está na fase final de construção e o segundo, na etapa de estaqueamento. “Assim que concluirmos as intervenções na pista (direção São Paulo-Praia Grande), passaremos para outra (sentido inverso). Por falta de espaço, não é possível realizar as duas frentes de trabalho de forma simultânea”.

Os viadutos eliminarão o principal gargalo da Rodovia dos Imigrantes. No total, seis semáforos que controlam o cruzamento em São Vicente serão retirados. A remodelação é uma aposta para reduzir os assaltos e furtos cometidos nos pontos de retenção de fluxo.

Multa

O Governo do Estado de São Paulo multou a empresa responsável pela reforma da Ponte Pênsil pelo atraso nas obras. O governador Geraldo Alckmin, que também esteve ontem em Santos, ratificou que a obra deve ser entregue no começo de 2015. “A empresa encontrou um problema nos cabos, que exige uma obra de engenharia mais complexa, mas (a empresa) devia ter previsto”. O governador não informou o valor da multa.


voltar