Agentes da CET farão fiscalização aleatória em 250 pontos de SP
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22 de Junho de 2015 – 05h35 horas / G1

A Prefeitura de São Paulo irá implantar um novo método para fiscalizar os motoristas que circulam pelas ruas da capital paulista a partir do segundo semestre deste ano. Será realizada uma fiscalização aleatória em 250 pontos da cidade na tentativa de surpreender o motorista e inibir o aumento do número de infrações.

O programa terá 50 pontos de fiscalização aleatória em cada região da cidade: Zonas Norte, Sul, Centro, Leste e Oeste. Com isso, as periferias passarão a ter uma presença maior dos agentes de trânsito.

Ele deve ser implantado no início de agosto, data que coincide com o retorno às aulas.

Como os marronzinhos costumam ficar em pontos viciados, os condutores de veículos se sentem à vontade para desrespeitar as regras de trânsito nos locais em que não há vigilância.

Atualmente, o agentes costumam ficar em pontos fixos e locais estratégicos da cidade, principalmente para dar suporte à fluição do tráfego e auxiliar na retirada dos veículos quebrados.

De acordo com o secretário municipal de Transportes Jilmar Tatto o efeito surpresa irá aumentar a sensação de vigilância e diminuir o número de imprudências cometidas. "A partir do momento que você faz uma fiscalização aleatória existe a possibilidade de algum ponto da cidade você ter alguém verificando se o motorista está se comportando de forma adequada", disse.

"Vamos fazer por amostragem para que o motorista saiba que poderá ser fiscalizado e se autovigie", afirmou.

Para diretor de operacões da CET, Valtair Valadão,  a ação vai gerar uma mudança de comportamento do motorista. "O agente não ficará escondido, ele irá operar de forma normal. O fato novo é que locais e regiões que não eram fiscalizados receberão fiscalização", declarou.

Atualmente, o efetivo da CET possui 1.800 marronzinhos. Apenas parte do efetivo irá trabalhar na operação aleatória que será mais intensa durante os dias de semana.

Lombofaixas

Para diminuir o número de atropelamentos, a cidade de São Paulo irá implantar 80 lombofaixas nas alças de acesso das marginais Tietê e Pinheiros até o fim do ano.

As lombofaixas são conhecidas como lombadas menos circulares com parte superior plana e com faixa de pedestres.

De acordo com Tatto, as lombofaixas também serão instaladas nas alças de acesso que já possuem semáforo, obrigando o motorista a reduzir a velocidade e facilitar a travessia do pedestre.

Metade infrações

Uma pesquisa de controle da qualidade no trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) observou o comportamento dos motoristas e constatou que 55,44% dos veículos que passam pelos cruzamentos da cidade de São Paulo cometem algum tipo de infração.

O levantamento da CET foi realizado entre março e maio deste ano em 20 cruzamentos nas cinco regiões da cidade no dias úteis, sábados e domingos.
Neste período, foram observados 15.370 veículos e constatadas 8.521 infrações, o que corresponde à média de 55,44%.

Entre as infrações mais observadas estão a falta do cinto de segurança, o uso de celular pelo motorista, dirigir com o braço para fora, passar no semáforo vermelho e desrespeito à sinalização PARE.

De acordo com a pesquisa, nos 15 cruzamentos com semáforos observados foram contabilizados 11.734 veículos que cometeram 5.777 infrações. A média de infrações por veículo foi de 49,23%.

Já nos 5 cruzamentos sem semáforo, passaram 1584 veículos que cometeram 1.582 infrações, um índice médio de 99,87%.

Segundo Tatto, falta ao motorista educação no trânsito. "Acho que tem a questão de educação no trânsito, uma preparação dos motoristas e de quem vai tirar a carta. Tem a ver com a falta de fiscalização, pois o motorista não se sente vigiado pra agir de forma correta. Essa pesquisa mostrou quão grave é o comportamento de uma grande parcela dos motoristas da cidade de São Paulo", afirmou.


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