Anfavea defende aprovação rápida do ajuste fiscal
Compartilhe
12 de Agosto de 2015 – 04h58 horas / Agência Brasil

O presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Moan, destacou nesta terça-feira (11) a importância de o ajuste fiscal ser concluído o quanto antes para que setor produtivo e consumidores possam conhecer "as regras do jogo" e ganhar confiança.

Moan, que participou de audiência pública na Câmara, afirmou a jornalistas que a sinalização do Banco Central de que encerrou o ciclo de alta de juros contribui para dar mais previsibilidade ao cenário econômico, mas que as empresas ainda aguardam definições sobre as demais medidas.

Como exemplo, ele destacou as mudanças nas regras sobre a desoneração da folha de pagamentos -que ainda dependem de aprovação no Senado-, e também o projeto de governo de alterar o modelo de cobrança do PIS e da Cofins.

"Precisamos rapidamente concluir o ajuste fiscal para a gente saber qual é a regra do jogo", afirmou o executivo.

Durante audiência na comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara, Moan reiterou que algumas montadoras já estão negociando a adesão ao Plano de Preservação de Empregos, que prevê a redução de jornada de trabalho e salários.

Segundo o presidente da Anfavea, "até por uma razão bem egoísta", o setor automotivo tem interesse na "máxima preservação dos empregos".

"O que está derrubando a economia é o baixo nivel de confiança do consumidor. E o que mais reduz isso é o medo de perder o emprego", afirmou.

Questionado sobre as demissões recentes na GM (General Motors) -do qual é diretor-, em São José dos Campos (SP), Moan repetiu informação já dada pela montadora de que o sindicato dos metalúrgicos da cidade resistiu à adesão ao PPE.


voltar