Anfavea defende padronização nacional dos VUCs
Compartilhe
20 de Novembro de 2014 – 05h15 horas / Automotive Business

Durante a abertura da Vucfair, Salão de veículos comerciais leves urbanos de carga, que ocorre na cidade de São Paulo (veja aqui), o presidente da Anfavea, Luiz Moan, levantou questões importantes a respeito desse transporte de carga diferenciado: “Falta legislação para uniformizar os VUCs (veículos urbanos de carga) por norma federal. Essa padronização traria ganho, por exemplo, para os fabricantes de implementos. Também falta estímulo para a criação de centros de consolidação de carga. Com os VUCs, esses locais evitariam o tráfego dos grandes caminhões próximo às cidades”, diz Moan.

De janeiro a outubro deste ano, os segmentos de caminhões semileves e leves tiveram recuo de 31,6% e 22,4%, respectivamente, quando confrontados com igual período do ano passado. Moan atribuiu a queda a três fatores. “Perdemos praticamente os dois primeiros meses do ano por causa da definição tardia do PSI.

Outro fator no início de 2014 foi a quebra de confiança e até o receio da não realização da Copa do Mundo. Os empresários se retraíram, especialmente os pequenos empresários, como os que compram VUCs. Por fim, o baixo crescimento da economia afetou o segmento”, diz o presidente da Anfavea.

Sobre o incentivo pleiteado pela Anfavea para a renovação da frota de caminhões, Luiz Moan afirmou: “Temos a concordância clara de alguns segmentos do governo. Já provamos que a não renovação gera gastos de R$ 5 bilhões por ano e que qualquer massa de recurso investida seria pequena perto do benefício obtido”, conclui o executivo.


voltar