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18 de Junho de 2014 – 01h23 horas / CNT

A diretoria da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) manifestou à Agência Nacional de Águas (ANA) preocupação com a interrupção do fluxo de embarcações pela hidrovia Tietê-Paraná. A medida foi adotada em razão da estiagem em São Paulo. Para garantir o abastecimento de energia elétrica no estado, as Usinas Hidrelétricas Três Irmãos (no Rio Tietê) e Ilha Solteira (no Rio Paraná) passaram a gerar mais energia para garantir o abastecimento nas cidades paulistas. No entanto, isso vem reduzindo o nível das águas na hidrovia, impedindo o transporte aquaviário na região.


Conforme a Agência, a paralisação poderá prejudicar os esforços feitos no início do ano pelo Governo Federal para acabar com os engarrafamentos no escoamento da safra agrícola no Porto de Santos.


Diante da impossibilidade de escoar a safra agrícola pela hidrovia, a alternativa adotada pelos produtores rurais do interior do Brasil tem sido o transporte rodoviário. Nota divulgada pela Aprasoja-MT (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso) reforça a preocupação do setor com o escoamento da produção. Conforme a entidade, a interrupção da hidrovia equivale a 45 mil carretas a mais circulando pelas estradas de São Paulo.


De acordo com o diretor da Anatq, Adalberto Tokarski, caso a hidrovia continue interrompida, a queda estimada na movimentação de carga, no período maio/novembro, será no mínimo de dois milhões de toneladas de mercadorias, como soja, milho, farelo de soja, madeira e celulose.

A hidrovia

O sistema hidroviário Tietê-Paraná possui 2,4 mil km de vias navegáveis de Piracicaba e Conchas (ambos em São Paulo) até Goiás e Minas Gerais (ao norte) e Mato Grosso do Sul, Paraná e Paraguai (ao sul). Liga cinco dos maiores estados produtores de soja do País e é considerada a Hidrovia do Mercosul. Somente no trecho paulista, são  800 quilômetros de vias navegáveis.


Em 2013, foram transportados 6,28 milhões de toneladas pela Hidrovia. Desse total, 3,8 milhões de toneladas passaram pelo rio Tietê no estado de São Paulo. Esse volume representa aproximadamente 13,5% do total transportado pela navegação interior no Brasil.


Com informações da Antaq


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