Compartilhe
21 de Setembro de 2018 – 16h00 horas / Notícias do Dia

Dispositivos para leitura de dados dos veículos foram instalados entre Porto Belo e Tijucas e devem entrar em operação nos próximos dias. Equipamentos fazem parte do projeto Rede Verde Brasil, um novo modelo para mapeamento e monitoramento dos fluxos de transportes. De acordo com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), 49.356.543 veículos já foram fiscalizados eletronicamente no país.

 

Segundo com o gerente de Fiscalização da ANTT, João Paulo de Souza, “o principal diferencial do Canal Verde Brasil é o controle eletrônico e unificado sobre a circulação de mercadorias e de viagens de passageiros.

 

A instalação das tags é obrigatória para veículos de carga e de transporte de passageiros. O cronograma de instalação começou em agosto do ano passado e segue até dezembro de 2018. Para as empresas de de Santa Catarina e Paraná, o prazo para colocação dos dispositivos encerraria no dia 8 de outubro, mas uma resolução da ANTT suspendeu essa data.

 

Ao todo, serão instalados 55 pontos de fiscalização em todo território brasileiro. Em Santa Catarina, já há equipamentos ativos em Guaruva, no Norte do estado, e Passo de Torres, no limite com o Rio Grande do Sul.

 

A ANTT defende que esses pontos foram fundamentais, por exemplo, para a otimização do controle de agendamento para transbordo multimodal no Porto de Santos, gerando aumento de mais 90% do cumprimento do agendamento e, por consequência, potencializando a capacidade instalada.


voltar