Compartilhe
20 de Dezembro de 2018 – 16h11 horas / Gazeta do Povo

Se você roda pela BR 116 no trecho entre Curitiba e Lages (SC), fique atento! Há um reajuste das tarifas de pedágio da Autopista Planalto Sul, neste trecho, programado para esta quarta-feira, 19, mas já se sabe que os preços não serão alterados na data prevista. O reajuste de pedágio na BR 116 ainda não foi publicada no Diário Oficial e, por isso, sua vigência vai atrasar.

 

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o pedido de reajuste ainda está em análise, sem previsão de quando a decisão será tomada. Até lá, o preço continua sendo R$ 6, para automóveis, em cada uma das cinco praças de pedágio, sendo duas no Paraná (Fazenda Rio Grande e Rio Negro).

 

Por contrato, deve ser aplicado anualmente o Índice de Preços ao Consumidor – Ampliado (IPCA), que foi de 4,33% no período. Contudo, outros fatores também são considerados, como a Lei dos Caminhoneiros, que prevê a isenção dos eixos suspensos para caminhões vazios e o aumento da tolerância dos limites de peso, passando de 5% para 10%.

 

Obras adicionais incluídas como cronograma da empresa também são remuneradas a partir do porcentual de reajuste. Contudo, a empresa está sujeita a reduções, caso a ANTT considere que os padrões de qualidade não foram cumpridos. No ano passado, por exemplo, a empresa foi penalizada com 1 centavo a menos na tarifa, por causa de atraso de obras.


voltar