Compartilhe
19 de Março de 2014 – 01h08 horas / R7

A forte chuva que atingiu a capital paulista no começo da tarde desta terça-feira (18) provocou um apagão em partes das zonas sul e oeste da cidade. A AES Eletropaulo, que distribui energia por meio de rede aérea, culpou a queda de árvores causada por ventos de 75 km/h pelo problema. A chuva também provocou 14 pontos de alagamentos e resultou em cenas de carros sendo arrastados pela correnteza na Vila Madalena.

Na manhã desta quarta-feira (19), a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrava 40 semáforos com problema — 33 apagados e 7 em amarelo piscante — e cinco árvores ainda bloqueava parte de vias da cidade. Nesta quarta, o sol deve aparecer e a sensação de tempo abafado persiste. O aquecimento gera nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva entre a tarde e o início da noite. Os termômetros oscilam entre a mínima de 21º C e a máxima de 31º C.

Durante a tempestade desta terça, os bairros mais afetados foram Campo Belo e Brooklin, na zona sul, e Pinheiros, Pompeia e Perdizes, na zona oeste. Em Perdizes, a energia ficou desligada durante três horas. A companhia responsabilizou o trânsito intenso no fim da tarde para explicar a demora na solução do apagão. "Após as chuvas, os diversos pontos de alagamento e o trânsito dificultam o deslocamento das equipes. Mas a distribuidora conta com 910 eletricistas em campo para o atendimento das ocorrências", disse a empresa, em nota.

Ao todo, segundo a CET, 68 semáforos ficaram sem funcionar: 56 apagados e 12 ligados no amarelo piscante. A companhia registrou 20 árvores caídas nas vias da cidade. Imagens de carros boiando e sendo arrastados pela correnteza perto da rua Gonçalo Afonso, na Vila Madalena, começaram a circular instantes nas redes sociais depois de a tempestade começar.

Também houve novo alagamento na avenida Pompeia, conhecido ponto de ocorrência de enchentes. Na zona leste, a avenida Alcântara Machado (parte da Radial Leste) também registrou ponto de alagamento, já nas proximidades do viaduto Glicério, na conexão entre a região e o centro da cidade. Os bombeiros informaram que não foram chamados para atender vítimas.


voltar