Compartilhe
26 de Janeiro de 2015 – 04h27 horas / G1

Desvios que colocavam carros em alta velocidade frente a frente na Rodovia Geraldo de Barros (SP-304) foram modificados após a exibição do problema pela EPTV, na semana passada. Reportagem mostrou que o trecho em obras entre Piracicaba (SP) e São Pedro apresentava degraus e alteração do traçado da pista em vários pontos. Intervenções feitas pelo Departamento de Estrada e Rodagem (DER) corrigiram os problemas, que foram alvo de críticas de especialistas e motoristas.

O motorista que seguia pela pista tinha motivos para se preocupar. Além de problemas recorrentes, como a falta de sinalização e acostamento, havia uma mudança radical no traçado. A linha reta repentinamente virava uma diagonal e, em um curto espaço, retornava à reta.

"É um erro, e um erro grave, porque coloca um veículo de frente para o outro em uma distância muito curta. Na alvorada ou no final da tarde a chance de acontecer um acidente é muito grande. Isso é uma barbariedade de engenharia", exclamou, na semana passada, o especialista em trânsito Celso Arruda.

"Os carros no sentido contrário desviam e temos que fazer a mesma coisa. É muito perigoso na hora que você vira a direção para voltar para onde estava, principalmente à noite", disse o funcionário público Paulo Fortes.

Obras

O trecho de 17,3 quilômetros que liga as duas cidades está em obras desde agosto do ano passado. O DER começou o projeto, orçado em R$ 54,6 milhões, com 6 meses de atraso em relação à previsão incial. As intervenções são divididas em duas etapas. As principais melhorias são a duplicação da pista e a criação de acostamentos. Os trabalhos devem ser concluídos em agosto deste ano.


voltar