Compartilhe
08 de Março de 2017 – 05h07 horas / Terra

Apesar dos resultados ruins em 2016 e do prognóstico de maior crescimento da atividade econômica apenas em 2018, os empresários do setor de transportes estão confiantes que a atividade econômica terá um desempenho melhor em 2017, é o que demonstra a Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador da CNT (Confederação Nacional do Transporte) que ouviu empresas transportadoras de cargas e de passageiros de diferentes modais. Este pensamento vai de encontro ao Relatório Focus do Banco Central do Brasil (Bacen), que afirma que a expectativa do mercado é que o PIB cresça 1,13% em 2017, após uma queda estimada de 3,37% no último ano.

 

Grande parte deste otimismo, se dá devido às mudanças do cenário político nos últimos meses. Segundo a sondagem, 53,5% dos empresários destacaram que o seu grau de confiança na gestão econômica do governo federal aumentou, 61% dos transportadores declararam que o grau atual de confiança na condução política econômica é moderado. Estes números representam uma mudança significativa, já que na última sondagem feita em 2015, 86% afirmaram que tinha um baixo nível de confiança no governo. Além das mudanças políticas, as propostas anunciadas pelo novo governo influenciaram positivamente as expectativas do setor de transportes. Sendo assim, 60,5% dos empresários concordam com as medidas fiscais anunciadas. A ausência de medidas que preveem o aumento de carga tributária é apontada como fator de influência sobre esse resultado.

 

Com o aumento da confiança na gestão federal e prospecções de melhor desempenho da atividade econômica, os empresários do setor de transporte esperam crescimento sobre a receita bruta, a quantidade de viagens e o volume de cargas que serão transportados em 2017. 47,7% dos entrevistados esperam crescimento de suas receitas brutas oriundas do incremento no número de viagens (48,1%) e da movimentação de cargas (58,1%). Contudo, os transportadores estão ponderados quanto à expansão das empresas. Desta maneira, 64,3% afirmaram que manterão o tamanho de suas frotas e 82,2% suas instalações físicas. Mesmo com baixa expectativa quanto a expansão, a compra de novos equipamentos como mangueiras e mangotes de borracha para sucção e descarga de materiais será necessária na recuperação das empresas de transporte. A Acflex oferece vários modelos destes dispositivos para os diversos segmentos industriais.

 

Outro segmento que tem poucas expectativas de crescimento é o número de funcionários do setor de transporte, apenas 30,7% dos empresários acreditam que aumentarão seu quadro de funcionários em 2017. O número de contratação é maior se analisado somente o caso do transporte rodoviário de cargas, com a maior flexibilidade de contratação de Transportadores Autônomos de Carga Agregados (TAC-agregados), esta subdivisão planeja aumentar o número de contração em 39,8% em 2017.


voltar