Compartilhe
31 de Março de 2015 – 04h52 horas / G1

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) aprovou o projeto de recuperação de um trecho do anel viário de Piracicaba (SP) onde há uma cratera aberta desde fevereiro. O órgão disse que a liberação para a obra, que é de responsabilidade da Rodovias Colinas, sairá "nos próximos dias", sem precisar a data. A concessionária informou ao G1 que, após o aval, deve concluir o trabalho em dois meses. O local segue interditado desde os estragos causados por fortes chuvas no dia 19 de fevereiro.

O trecho com problemas fica próximo ao Ceasa e era usado principalmente por caminhões como desvio para não entrar na cidade. No local, havia uma ponte sobre o ribeirão do Piracicamirim, que inicialmente ficou comprometida pela abertura de uma fenda no asfalto.

Logo após a interdição, a concessionária responsável realizou obras e um levantamento topográfico, que apontou a necessidade de um projeto de restauração do trecho. Devido a essas intervenções, o que era fenda virou um imenso buraco à espera de conserto.

A via foi fechada ao trânsito cerca de 1,5 quilômetro antes do imenso buraco. Com isso, clientes e fornecedores do Ceasa precisam rodar mais para chegar ao local. Quem sai de Saltinho (SP), por exemplo, antes circulava 4 quilômetros e, atualmente, cerca de 20 kms.

"Percebemos uma redução de 15% nas vendas para os pequenos compradores, que em alguns casos, preferem comprar dentro das cidades, mesmo pagando mais caro. Os caminhoneiros que passavam aqui em frente também estão com dificuldade, pois agora precisam entrar em Rio das Pedras para seguir viagem", disse o comerciante Adenílson da Silva Teles, que trabalha no Ceasa.

Recorrente

O trecho interditado apresenta problemas recorrentes. Em maio de 2014, um internauta registrou as condições ruins da pista. As fotos mostram os buracos no asfalto e a falta de sinalização e acostamento na época.

Rodovia Colinas

Em nota, a concessionária informou que enviou o projeto de reparo no trecho para aprovação na Artesp. Antes, no entanto, fez "trabalhos de preparação para a obra de reparo do pavimento e implantação do novo sistema de drenagem do local".
A Colinas disse também que já realizou a retirada da tubulação danificada, além de um levantamento topográfico do trecho, que embasou o projeto enviado à Artesp. "O prazo para a conclusão e liberação do trecho é de dois meses após as aprovações necessárias", destacou a concessionária, informando ainda que o local está interditado e devidamente sinalizado.

Artesp

Também em nota, a agência informou que "o projeto para a recuperação do trecho afetado já foi entregue e aprovado pelos técnicos". O documento cita ainda que a Artesp "está acelerando o processo para a inclusão da obra no contrato de concessão".

"Falta aprovar o orçamento enviado pela concessionária, e, seguindo os trâmites legais, a Diretoria Geral da ARTESP deliberar sobre a inclusão da obra no contrato de concessão. A expectativa é de que as etapas restantes para a liberação da obra sejam concluídas nos próximos dias", finalizou a nota, sem precisar a data.


voltar