Compartilhe
11 de Novembro de 2016 – 04h54 horas / ARTESP

A ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) foi uma das ganhadoras do Prêmio 100 + Inovadoras no Uso de TI 2016, na categoria Setor Público. O prêmio é organizado pela IT Mídia, empresa que é referência da área de pesquisa, eventos, palestras e comunicação do segmento de TI. O projeto com o qual a Agência concorreu agilizou a fiscalização nas rodovias sob concessão através da utilização de tablets. Também é utilizado para a fiscalização do cumprimento das obras previstas nos contratos de concessão, e já está em fase de implantação para a fiscalização do transporte intermunicipal (ônibus).

 

O projeto implantado na ARTESP levou a utilização do tablets para a verificação de não-conformidades nos 6,9 mil quilômetros de rodovias concedidas em áreas como segurança viária, sinalização e conservação. Alguns dos itens integrantes nessa fiscalização em tempo real são o funcionamento de call box (telefones de emergência), de câmeras de monitoramento, da central de controle operacional, monitoramento do sistema de pesagem, conservação de rotina (como poda de áreas ajardinadas), conservação emergencial (como reparos de buracos na via), entre outros.

 

No momento da fiscalização, os problemas encontrados pelo agente são registrados no tablet e o relatório é enviado imediatamente para a sede da ARTESP, possibilitando, assim, que a concessionária seja acionada rapidamente para que tome as medidas necessárias. Antes era preciso formular um relatório e somente depois enviá-lo à Agência, processo que demorava dias. O retorno da fiscalização – para constatação da solução do problema – também é registrado no tablet e imagens são enviadas imediatamente à Agência.


voltar