As novas Mulheres do Transporte por Ana Carolina Jarrouge
Compartilhe
08 de Março de 2017 – 04h14 horas / Ana Carolina Jarrouge

Infelizmente não é errado afirmar que o setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil ainda é composto predominantemente pela figura masculina. De fato, o é. Notadamente quando falamos da presença feminina nas entidades.
Nos treze anos em que participo das atividades sindicais conheci pouquíssimas mulheres que ocuparam cargo de Presidente de Sindicato ou Federação; para falar bem, na verdade foram duas: Paulina Di Giorgio que foi Presidente do Sindicato de Sorocaba em SP e Tânia Drumond que presidiu o Sindicato no RJ, ambas de extrema capacidade técnica e dedicação ao setor, merecendo todo nosso respeito e admiração.


Entretanto, ouso dizer que, a COMJOVEM, à qual orgulhosamente coordeno em nível nacional desde 2014, é um caminho perfeito para atrairmos as mulheres para o TRC. Na COMJOVEM elas têm oportunidade de conhecer e trocar experiências com diversos empresários e empresárias, atuando de forma cooperativa e colaborando para melhoria do setor com suas ideias, sugestões etc.


A mulher empresária tem, sem sombra de dúvida, habilidades e competências que devem ser exaltadas, tais como: organização, liderança, capacidade de lidar com diversos assuntos concomitantemente, capacidade de administrar conflitos e, especialmente habilidades afetivas, que fazem toda a diferença no ambiente de negócios. Muito pelo contrário do que muitos podem achar, usar a emoção no dia a dia dos negócios não é sinal de fraqueza, mas de inteligência emocional e isto, a mulher têm de sobra.


É um orgulho muito grande que tenhamos cada vez mais mulheres empresárias participando da COMJOVEM, tanto como integrantes, que temos “aos montes”, como na posição de Coordenadoras de Núcleos Regionais Atualmente, dos 25 núcleos ativos, 6 são  coordenados por elas. Aos poucos, elas vão ocupando seu espaço dentro deste universo tão masculino, mas tenho a certeza que, assim, como sempre digo que nosso setor será outro daqui há 10 anos, podem apostar que muito vai ser devido à presença e liderança feminina.

 

(*) Ana Carolina Jarrouge é Vice-presidente Extraordinária para Jovens Empresários da NTC&Logística e coordena a Comovem Nacional desde 2014.


voltar