Compartilhe
21 de Maio de 2014 – 01h12 horas / Cruzeiro do Sul

Restando aproximadamente um mês para a entrega da duplicação da rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo (SP-79), que liga Sorocaba a Itu, parte do trecho da pista que atualmente passa por reformas está recebendo uma nova intervenção, um tanto quanto curiosa. Parte do asfalto aplicado à via no ano passado está sendo removida e será recolocada num trecho de aproximadamente 500 metros, próximo à Faculdade de Direito de Itu (Faditu). De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), trata-se da retirada da "pavimentação superficial provisória para a implantação da definitiva". Ainda de acordo com o órgão, este serviço não gera custos adicionais à obra.
 

O mais curioso em relação à retirada do asfalto no local é que o processo está sendo realizado em apenas uma das pistas (a da esquerda no sentido Itu). O fato chama a atenção de quem trafega pelo local, já que se formou uma verdadeira cratera ao longo de meio quilômetro, forçando os motoristas a seguirem por faixa única. Apesar disso, há sinalização sobre o estreitamento da pista.

Embora o DER afirme que o processo realizado no trecho é a troca de pavimentação, a reportagem obteve, no local das obras, a informação de que a substituição se fez necessária em virtude de chuvas que teriam feito com que o asfalto, implantado no ano passado, cedesse. Essa informação, no entanto, não foi mencionada pela órgão responsável pelas obras em questão.

Ainda segundo o DER, além das obras de duplicação da SP-79 entre os quilômetros 47,8 e 70,7, estão sendo implantados sistema de drenagem e sinalização e melhorias nos acostamentos. Os serviços iniciados em agosto de 2012 têm previsão de conclusão para o próximo mês de junho, diante de um investimento de R$ 130,9 milhões.


voltar