Compartilhe
14 de Outubro de 2014 – 05h03 horas / G1

As obras da Ponte Pênsil devem ser finalizadas em março de 2015. A estrutura, localizada em São Vicente, no litoral de São Paulo, está interditada desde julho de 2014, quando começaram os trabalhos de reforma. Até a entrega do equipamento, o motorista terá como opção apenas a Ponte do Mar Pequeno, pela Rodovia dos Imigrantes.

A impossibilidade dos condutores utilizarem a ponte, que liga São Vicente a Praia Grande, acabou causando um grande congestionamento neste domingo (12), devido ao excesso de veículos nas cidades da Baixada Santista. “A situação está perigosa na região, porque antes do semáforo da ponte, próximo de onde está tudo interditado, estão ocorrendo muitos assaltos”, afirma o porteiro Mário de Assis.

Além dos problemas de trânsito e segurança, os donos de estabelecimentos comerciais estão tendo problemas com a movimentação baixa no trecho afetado pelas obras. “A gente depende muito do turismo, e com a ponte fechada, nenhum turista passa por aqui, ninguém quer dar a volta para vir até o meu comércio. Moramos em um bairro pequeno e ficamos isolados de tudo”, afirma o comerciante Marcos André dos Santos Junior.

Um estabelecimento tradicional da região, a Casa da Bananada, também tem sofrido com os efeitos da obra e a falta de fregueses, gerando preocupação na comerciante Osnilda Blume. “Temos que ficar com tudo fechado nesse calor, os móveis têm que ficar cobertos devido à poeira, e esse é meu maior dilema. Os turistas que iam para Praia Grande e sempre passavam aqui para comprar doce não vêm mais, porque ninguém vai dar a volta para chegar até aqui”, conclui.

Segundo a Prefeitura de São Vicente, passavam pela Ponte Pênsil de 15 a 20 mil veículos por dia. Já o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que, pela primeira vez em 100 anos, os cabos de aço da ponte vão ser trocados. Durante as obras, a empresa responsável pelos trabalhos percebeu que também há a necessidade de recuperar os blocos onde os cabos ficarão presos, o que causou um novo atraso na entrega da ponte.


voltar