Compartilhe
19 de Fevereiro de 2016 – 06h05 horas / Portal das Estradas

Concessionária responsável pela Rodovia dos Tamoios informou que, desde janeiro, a via está equipada com uma balança móvel para verificação e fiscalização de peso dos caminhões que circulam pelo trecho.


Com o intuito de aprimorar a segurança viária e reduzir o impacto que o excesso de peso traz à rodovia, a balança começou a ser utilizada em 12 de janeiro, inicialmente para testes e com caráter educativo.


Após esse primeiro período de adaptação, o dispositivo começou a ser utilizado de forma efetiva em 28 de janeiro, com a emissão de autos de infração para os casos de excesso de peso, de acordo com o estabelecido pelos fabricantes e pela legislação vigente.


A balança móvel está instalada no km 23,5, na altura do município de Jambeiro, na pista sentido Litoral e é operado pela concessionária responsável pela via, com supervisão de um agente do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP).


“Nós da Concessionária Tamoios prezamos por oferecer segurança aos usuários. O tráfego de caminhões com excesso de peso, além de deteriorar o pavimento, pode comprometer os sistemas de suspensão e freio destes veículos, podendo ocasionar graves acidentes. Trata-se de uma questão de cidadania: as normas e leis existem para regular as atividades e proteger o cidadão, portanto, sempre devem ser cumpridas”, afirma Wigando Schneider, gerente de operações da Concessionária Tamoios.


A verificação nas balanças utiliza como base para fiscalização a Capacidade Máxima de Tração (CMT), o Peso Bruto Total (PBT) ou Peso Bruto Total Combinado (PBTC).


Os veículos flagrados com excesso de peso deverão realizar o transbordo da carga para poder seguir viagem. Caso não seja possível, o caminhão poderá ter o documento recolhido.


A multa varia de acordo com a quantidade de peso excedido e a partir disso será definido o grau da infração, que vai de média a gravíssima.


voltar