BNDES assina financiamento para a construção de túnel até o fim do mês
Compartilhe
06 de Novembro de 2014 – 04h52 horas / A Tribuna

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deverá assinar até o final do mês o acordo do financiamento parcial para a construção do túnel submerso entre Santos e Guarujá.

O anúncio foi feito pelo presidente da Dersa, Lawrence Casagrande, no painel Logística, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, durante a 9ª edição do MegaPolo – Fórum para o Desenvolvimento do Polo Industrial de Cubatão. 

Ao todo, o túnel custará R$ 3,2 bilhões durante os 44 meses de obra, cujo início é previsto para janeiro do próximo ano.

3ª ligação com São Paulo

O Governo do Estado vai definir em até um ano a viabilidade econômica de uma terceira ligação entre a Baixada Santista e a Região Metropolitana de São Paulo. A estrada, que interligaria o trecho Leste do Rodoanel ao Porto de Santos, é avaliada em R$ 15 bilhões. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Transporte e Logística, Clodoaldo Pelisioni, que também participou do fórum, em Cubatão.

O estudo da nova estrada é desenvolvido pela Construtora Contern, empresa integrante do Grupo Bertin – consórcio que administra o Trecho Sul do Rodoanel e construiu o Trecho Leste. Chamado de ViaMar, a conexão teria 36 quilômetros formados por túneis e viadutos para transpor a Serra do Mar por Bertioga. O acesso iniciaria nas proximidades da Estrada dos Fernandes, em Suzano, até a Área continental de Santos, a apenas 15 minutos da entrada de Guarujá. Nesse ponto, um túnel serviria de rota a veículos de carga para o Porto.


voltar