Compartilhe
11 de Setembro de 2014 – 05h15 horas / Diário de Cuiabá

Concessionária Rota do Oeste deve começar a cobrar pedágio a partir do segundo semestre de 2015. Até o início da cobrança, o valor da tarifa de R$ 2,638 por eixo, definido em leilão com 52% de deságio, será corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O contrato de concessão prevê que o pedágio só pode ser cobrado a partir do momento que 10% das obras estiverem prontas.

“Esse valor me parece bem razoável frente à qualidade de serviço que será prestado na rodovia”, acredita o diretor-geral da concessionária, Paulo Meira Lins. Ao longo dos mais de 850 quilômetros serão implantadas nove praças de pedágio.

A Rota do Oeste também fará um levantamento de possíveis casas ou comércios instalados na faixa de domínio no trecho da BR-163 sob a responsabilidade da concessionária. Quem estiver irregular, terá o imóvel recuado de local.

“No trecho de responsabilidade da Rota do Oeste não existe grandes problemas de intervenção populacional, mas será feito um planejamento para o deslocamento dos imóveis ou negócios que estiverem na faixa de domínio e que possam interferir nas obras de duplicação”, informou.

Segundo ele, a medida está regulada em contrato. “E a lei diz que a faixa de domínio não pode ser invadida. A concessionária em conjunto com os órgãos públicos vai trabalhar nos próximos anos para que esse deslocamento e transformações sejam feitos de forma gradual e responsável”, argumentou.


voltar