Compartilhe
14 de Setembro de 2016 – 05h29 horas / CNT

Ranking divulgado pelo aplicativo de trânsito Waze coloca a Holanda na primeira colocação entre os melhores lugares do mundo para se dirigir, resultado decorrente das condições do trânsito, da qualidade viária e da segurança para motoristas, pedestres e ciclistas. Em seguida, aparecem França, Estados Unidos, República Tcheca e Suécia.

 

O Brasil está na 20ª colocação no ranking geral. Entre os países da América Latina, o país é o terceiro, atrás de Porto Rico e da Argentina.

 

O ranking é produto do Índice de Satisfação do Motorista do Waze, que analisa a experiência de condução de usuários do aplicativo em 38 países de 235 cidades. Por meio dele, os condutores dão uma pontuação que vai de 1 (muito ruim) a 10 (satisfatória). O estudo concentra-se em cidades com mais de 20 mil usuários ativos por mês.

 

O índice considera seis atributos, quantitativos e qualitativos, para mostrar como é dirigir em cada lugar: densidade e severidade do trânsito; qualidade das vias e infraestrutura; segurança nas vias, a partir da densidade de acidentes, obstáculos e condições do clima; serviços ao motorista, como acesso a estações de serviço e estacionamento simples; aspectos socioeconômicos, como acesso a carros e impacto do preço do combustível e satisfação e ajuda da comunidade Waze (medido pelos agradecimentos aos alertas de outros motoristas, e pelos estados de ânimo selecionados pelos usuários no aplicativo), quesito chamado Wazeyness.

 

Os países onde é mais difícil ser motorista, conforme o índice, são El Salvador, Filipinas, Guatemala, Panamá e Indonésia, devido ao intensíssimo trânsito, baixo nível de Wazeyness e fatores socioeconômicos.

 

Melhores cidades

 

Aqui no Brasil, a melhor cidade para dirigir é Volta Redonda (RJ), que está na 29ª posição no ranking geral. Em seguida, vêm Sorocaba, Atibaia, Taubaté e Jacareí, todas em São Paulo. No lado oposto, como a pior, está Maceió (AL), seguida de São José (SC), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC) e Manaus (AM).

 

No mundo, Valence, na França, aparece em primeiro lugar, graças à boa qualidade das suas ruas, baixos preços de combustível, pouco trânsito e uma comunidade Waze que ajuda muito; outras nove cidades francesas ocupam as posições do Top 10.

 

No extremo oposto, Cebu (Filipinas) é a pior cidade do mundo para dirigir, seguida de Bogor (Indonésia), San Salvador (El Salvador), Denpasa e Bandung (Indonésia).

 

10 melhores cidades para dirigir no Brasil

 

1º Volta Redonda (RJ)
2º Sorocaba (SP)
3º Atibaia (SP)
4º Taubaté (SP)
5º Jacareí (SP)
6º Grande Campinas (SP)
7º Brasília (DF)
8º Petrópolis (RJ)
9º Piracicaba (SP)
10º São José dos Pinhais (PR)

 

10 piores cidades para dirigir no Brasil

 

1º Maceió (AL)
2º São José (SC)
3º Campo Grande (MS)
4º Florianópolis (SC)
5º Manaus (AM)
6º João Pessoa (PB)
7º Curitiba (PR)
8º Fortaleza (CE)
9º Rio de Janeiro (RJ)
10º Belém (PA)


voltar