Brasil perto de arrecadar R$ 1 trilhão em impostos. Marca será atingida na segunda (29)
Compartilhe
25 de Junho de 2015 – 03h46 horas / Capixabão

O Brasil, país de dimensões continentais, repleto de riquezas que o fazem uma potência econômica mundial, apesar da infraestrutura precária e da situação política atual, já deveria ter criado mecanismos mais eficazes de uso do dinheiro público. Afinal, em termos de arrecadação, estamos no topo da lista mundial, entre as nações que mais recolhem impostos dos cidadãos. Já a qualidade dos serviços prestados continua sendo de um país em desenvolvimento.

Para registrar a indignação com as altas taxas cobradas do contribuinte pelo Estado Brasileiro, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) instalou um “impostômetro”, equipamento que registra em tempo real a arrecadação de tributos em todo o país, nas três esferas (municipal, estadual e federal).

De acordo com as projeções, o “relógio do imposto” vai registrar, mais precisamente às 12h30 da próxima segunda (29) o recolhimento de nada menos que R$ 1 trilhão em impostos, desde o dia 1º de janeiro. A marca será um recorde, já que no ano passado o trilhão só foi alcançado no dia 12 de agosto.

Segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), órgão responsável pela metodologia do Impostômetro, o brasileiro trabalhou até o dia 31 de maio apenas para pagar impostos, o equivalente a 41% dos salários. A carga tributária brasileira corresponde a 35,7% do PIB, a maior entre os Brics, a segunda maior da América Latina – atrás apenas da Argentina (37,3%) – e uma das 30 maiores do mundo.


voltar