Compartilhe
04 de Agosto de 2014 – 10h45 horas / Diário do Grande ABC

Somente depois de 34 dias da abertura do Trecho Leste do Rodoanel é que entrarão em funcionamento os call boxes espalhados pela via. A previsão é que 40 dos 66 telefones de emergências ao longo do segmento comecem a operar na quinta-feira.

A ativação do restante está programada para acontecer até o dia 20. Enquanto houver comunicadores fora de serviço, a concessionária SPMar não poderá iniciar a cobrança do pedágio, no valor de R$ 2,10.

Com a instalação dos call boxes, os motoristas terão mais facilidade para pedir socorro em caso de emergência, já que o sinal de telefonia móvel é falho em diversos pontos da via. A distância entre cada telefone será de aproximadamente um quilômetro.

Segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), está previsto para entrar em operação na quinta-feira o posto SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário), localizado no km 121. No mesmo dia, também deverão começar a funcionar os painéis eletrônicos de mensagens variáveis e os equipamentos no interior dos túneis, como botoneiras de alarme, sistema de detecção automática de incidentes e câmeras de monitoramento.

Na semana passada, a SPMar iniciou a substituição de 124 juntas de dilatação – material elástico colocado entre duas partes de uma estrutura para que a movimentação decorrente de mudanças de temperatura não danifique o tabuleiro. A concessionária disse que os equipamentos utilizados são de baixa qualidade e serão substituídos sem custo pelo fornecedor. Para a execução das trocas – serviço que deverá durar mais duas semanas –, são feitas pequenas intervenções, que, de acordo com a SPMar, não provocam congestionamentos. Outra obra que será iniciada nesta semana será a remodelação do acesso à pista sentido Rio de Janeiro da Rodovia Ayrton Senna.

A Artesp acrescenta que as intervenções fazem parte do PII (Programa Intensivo Inicial), cujo prazo para finalização é de 180 dias após a inauguração. Só depois que todas as ações previstas forem executadas é que a SPMar poderá ativar as praças de pedágio. “A conclusão do PII e todas as providências necessárias e adaptações exigidas pela agência são fatores primordiais para a maior segurança dos usuários”, comenta, em nota, o órgão regulador. Mesmo assim, a Artesp garante que “as pistas só foram abertas no início de julho quando cumpridos todos os itens exigidos pelas normas técnicas de segurança rodoviária brasileira.”

CONCLUSÃO

No dia 4, foi inaugurado trecho de 37,7 quilômetros de extensão, o que corresponde a 87% de todo o segmento Leste. A parte que já está em funcionamento liga o entroncamento da asa Sul, em Mauá, até a Rodovia Ayrton Senna, em Itaquaquecetuba. Após a conclusão dos 5,8 quilômetros restantes, prevista para setembro, a via chegará até a Rodovia Presidente Dutra, em Arujá.

A primeira etapa do empreendimento foi entregue com 114 dias de atraso, o que rendeu à SPMar multa de R$ 5,3 milhões. A obra custou R$ 3,2 bilhões e todo o investimento foi aplicado pela iniciativa privada, sem aporte estadual. O Trecho Norte, que fechará o anel viário, também está em construção.


voltar