Compartilhe
05 de Setembro de 2014 – 05h26 horas / Portal Transporta Brasil

A Câmara dos Deputados está analisando um Projeto de Lei que torna facultativo o atual Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por veículos automotores, o DPVAT, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não. A proposta está pronta para ser votada no Plenário.

 

O seguro é previsto na Lei 6.194/74. Pela proposta, ele passará a se chamar Seguro Facultativo de Danos Pessoais.

 

A proposta 7097/14, é de autoria do deputado Simão Sessim (PP-RJ). “É direito de todo cidadão ter respeitada sua vontade de querer ou não contratar qualquer espécie de seguro, não podendo nem o Estado nem a iniciativa privada impor-lhe tal obrigação”, diz Sessim.

 

Atualmente, deixar de pagar o seguro obrigatório deixa o proprietário em situação irregular com a documentação oficial do veículo.

 

Pelo texto, na emissão ou renovação do documento oficial de licenciamento anual, o cidadão deverá poder optar pela contratação ou renovação, ou não, do seguro. A informação passará a constar no documento de licenciamento.

 

As outras regras disciplinadoras previstas na lei atual serão conservadas no que forem combinantes, sendo abolidas todas as disposições que contrastem com a nova natureza não obrigatória do seguro.

 

De acordo com a proposta, os departamentos de trânsito dos estados e do Distrito Federal deverão se adequar à norma no prazo de seis meses.

 

Com informações da Agência Câmara


voltar