Compartilhe
05 de Fevereiro de 2014 – 01h28 horas / G1

Os caminhões com destino ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo, começaram a ser monitorados por vários orgãos municipais, estaduais e federais para evitar problemas durante o escoamento da safra agrícola 2013/2014.

Segundo a Secretaria de Portos (SEP), os ministérios dos Transportes e da Agricultura, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e todos os órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos no processo reuniram-se nesta segunda-feira (3), em Santos, para apresentar seus respectivos planos de trabalho de monitoramento do tráfego de caminhões desde o embarque na região produtora até a chegada ao complexo portuário.

O monitoramento começou nesta segunda-feira e faz parte do esforço conjunto para evitar transtornos nas entradas das cidades e nas estradas de acesso ao porto. A ideia é evitar os problemas enfrentados no ano passado durante o escoamento da safra. O grupo técnico trocará informações sobre a situação do tráfego dos caminhões ao longo das rodovias e dos terminais portuários.

Ainda de acordo com a Secretaria de Portos, nesta semana, será publicada a norma da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), que prevê a aplicação de multas para o terminal que não seguir as regras de agendamento prévio para desembarque de caminhões carregados de grãos em Santos, determinadas pela resolução 136/2013 da Codesp.

O procedimento adotado pelo Porto de Santos na safra 2013/2014 é o seguinte:
– agendamento da chegada do caminhão ao complexo portuário de Santos
– caminhões transportando granéis de origem vegetal pré-agendados serão direcionados, obrigatoriamente, para pátios de triagem localizados no planalto ou na Baixada Santista.
– em pátios reguladores da Baixada Santista, os caminhões aguardarão a chamada, por meio eletrônico, do terminal portuário ao qual se destinam para procederem à descarga.

Os terminais informam à Autoridade Portuária sua capacidade de recepção de veículos e a quantidade agendada diariamente e o sistema de monitoramento acompanha o cumprimento desse processo.


voltar