Compartilhe
19 de Maio de 2017 – 04h29 horas / G1 – Sorocaba e Jundiaí

Os caminhões passaram a ficar na mira dos assaltantes na região de Jundiaí (SP). De acordo com a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), três casos de roubos de carga e veículos foram registrados em menos de uma semana.

 

Segundo o delegado Luís Carlos Duarte, da DIG de Jundiaí, dois dos casos aconteceram na quarta-feira (17). Na rodovia Dom Gabriel, um caminhoneiro foi abordado por cinco homens armados que estavam em três carros. Segundo a vítima, ela foi feita refém e liberada em Embu das Artes (SP).
No mesmo dia, criminosos roubaram um caminhão em Sumaré (SP). Policiais flagraram um suspeito separando peças do veículo em Itupeva (SP) e o prenderam em flagrante.
Ainda de acordo com o delegado responsável pelas investigações, há uma hipótese de que as quadrilhas usam os caminhões para transportar cargas extraviadas, e utilizam do movimento de indústrias para acobertar os crimes.

 

Outro fator que pode ser usado para camuflar os locais usados pelas quadrilhas são os galpões de empresas, explica Duarte. “É importante que os proprietários desses galpões tenham cuidado na hora da locação, para evitar que quadrilhas façam o uso criminoso desses imóveis. Porém, temos policiais destinados ao combate desta modalidade criminosa e estamos atentos principalmente nas áreas industriais”, aconselha.
Entre os flagrantes de veículos roubados, os investigadores localizaram neste ano, só em Itupeva (SP), três desmanches. Entretanto, a Polícia Civil afirma que as prisões nesta semana ajudam a detectar o esquema organizado pelos ladrões.

 

“São prisões importantes que vêm acontecendo porque, a partir delas, nós conseguimos identificar outros envolvidos no crime, além de analisar como está sendo organizado este tipo de crime na região. ”

 

Desmanche

 

A Polícia Civil investiga a ligação entre desmanches irregulares às margens de rodovias com roubos de carga. O número de casos cresceu quase 30% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2016, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Em Itupeva (SP), foram encontrados pelo menos cinco caminhões desmontados em um galpão nesta terça-feira (16).

 

A fachada era de uma empresa comum, com recepção e câmeras de monitoramento. Em um dos galpões – com 5 mil metros de área total – funcionava o desmanche e havia cinco caminhões sendo desmontados no local. A polícia chegou até o desmanche porque os criminosos não conseguiram desligar o rastreador de um caminhão que foi roubado em Mairiporã (SP).

 

Pelo menos dez pessoas estavam no galpão e pularam o muro quando a polícia chegou. O delegado Adalberto Ceoli acredita que, além de roubar as cargas, as quadrilhas também estão investindo na venda das peças retiradas dos caminhões.


voltar