Compartilhe
02 de Março de 2016 – 06h00 horas / Portal Transporta Brasil

A MAN Latin America ampliou as funcionalidades do Volksnet e do MAN Guard, sistemas de telemática para gerenciamento, monitoramento e rastreamento de frota voltados aos modelos Volkswagen e MAN, respectivamente. As ferramentas auxiliam na redução do custo operacional devido ao acompanhamento online da operação dos veículos. Os equipamentos, agora, chegam à segunda geração com mais funcionalidades, já disponíveis aos clientes.

Dentre as principais novidades estão informações em tempo real de desempenho dos caminhões, isoladamente e de toda a frota, considerando-se ainda tempo de ar-condicionado ligado, movimento em faixa econômica de rotação e principais infrações cometidas durante a viagem. Com o dispositivo o transportador pode também acessar relatórios práticos de consumo de combustível e modo de condução de cada motorista para realizar treinamentos, se necessário.

O novo relatório de Emissão de Carbono permite mensurar a emissão de CO2, aspecto que contribui para atender a metas de sustentabilidade. Cada vez mais empresas verdes exigem de seus fornecedores ações de controle de emissões e os gráficos de cada veículo da frota podem ser usados para acompanhar, comparar e verificar o impacto de programas implementados ao longo do tempo.

Outra possibilidade é a do gestor da frota coordenar a coleta e distribuição de cargas, estabelecer pontos de entrega e pontos de parada ao longo do percurso, comunicando-se com o condutor em tempo real por meio de um visor acoplado a um teclado no painel de instrumentos.

É possível também programar avisos como vencimento de seguro, da carteira de habilitação e status de manutenção da frota, além de informar as concessionárias mais próximas ao trajeto por meio de um mapa de localização, o que facilita as paradas para manutenção.

A instalação dos sistemas é oferecida de série para os cavalos mecânicos da linha Constellation com motorização de 390 e 420 cavalos e nos modelos TGX produzidos a partir de 2016. Para os demais modelos da linha Constellation, incluindo os veículos rígidos equipados com motor MAN D08, o Volksnet é opcional. O serviço é gratuito durante os seis primeiros meses de uso do veículo e, após esse período, o cliente opta por permanecer ou não com o sistema ativo.


voltar