Compartilhe
24 de Setembro de 2014 – 05h19 horas / G1

Os caminhoneiros que passarem pela Rodovia Professor Boanerges Nogueira de Lima (SP-340) até sexta-feira (26), em Casa Branca (SP), poderão fazer exames gratuitos de glicemia e eletrocardiograma. O posto de atendimento da campanha ‘Bate Coração’ está localizado no km 244. O objetivo da ação é a prevenção de doenças, já que os profissionais dirigem por muitas horas seguidas.

 

A campanha é realizada pela concessionária Renovias, que administra o trecho. A ação faz parte do Programa 'Saúde do Caminhoneiro’. Segundo o médico Eli Colombo Filho, o principal objetivo é prevenir esses profissionais quanto às doenças do coração e diabetes. “O caminhoneiro é um paciente que dificilmente procura o médico. A maioria não faz exercício, não cuida da alimentação e fuma”, disse.

 

A equipe médica da concessionária também vai realizar aferição da pressão arterial. Os exames podem ser feitos das 8h às 17h. Além disso, os motoristas receberão cartilha com informações sobre o coração, fatores de risco de doenças coronarianas e funcionamento do aparelho circulatório. O material contém dicas de alimentação saudável, orientações de ergonomia para evitar dores na coluna, dicas de segurança e serviços gratuitos oferecidos pela concessionária 24 horas.

 

Última campanha

 

No ano passado a ação atendeu mais de 600 motoristas. A expectativa neste ano é examinar o mesmo número. Durante a última ação foi realizado um levantamento junto aos caminhoneiros e constatado que 71,3% deles têm alimentação irregular e 35,8% estão com obesidade mórbida.

 

Além disso, 64,1% deles não têm como hábito a prática de atividades físicas, 56,9% ingerem bebida alcoólica regularmente, 13,2% são fumantes, 10,8% dormem menos de oito horas diárias e 25,3% usam algum tipo de medicamento.

 

Outro dado é que a aferição de pressão arterial sugeriu atenção em 35,8% dos motoristas e o exame de eletrocardiograma apontou alteração em quatro caminhoneiros atendidos. Do total, 19,2% têm idade acima de 51 anos e 7,2% apresentaram alteração no teste de glicemia, que pode indicar risco de diabetes.


voltar